Liga de Urologia da Universidade de Taubaté (Foto: Alunos de Medicina UNITAU)

Liga de Urologia realiza mais de cem atendimentos em Cunha

Link curto: https://unitau.me/4aAjjHk

23/05/2024 09h00 ⋅ Atualizada em 23/05/2024 12h38

UNITAU, Medicina

O distrito de Campos Novos de Cunha recebeu, na última semana, a Liga Acadêmica de Urologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) com a promoção de mais de cem atendimentos para o rastreamento precoce do câncer de próstata e o acesso gratuito a serviços de saúde em prol dos moradores da região.

A iniciativa é de extrema importância para trazer conscientização e informação. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o que mais incide e traz a mortalidade para a população masculina, 30% e 13,5%, respectivamente.

“A população atendida é de trabalhadores rurais em quase totalidade, nesta localidade, a qual este tipo de atendimento médico especializado não chega. Buscamos oferecer a essas pessoas a chance de um diagnóstico precoce de uma doença que é mais prevalente entre os homens”. explica o vice-reitor da UNITAU e docente da disciplina de Urologia, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel.

Para os estudantes de Medicina, a prática além de ser valiosa no aprendizado clínico, traz a oportunidade de interagir com os pacientes, desenvolvendo a relação médico-paciente.

“As experiências das campanhas da Liga de Urologia são muito incríveis, já acontecem há muitos anos, eu entrei em 2022 e desde o meu primeiro semestre participo delas”, declara a presidente da Liga Acadêmica e estudante do 4° período de Medicina, Maria Clara Borges.

A Liga de Urologia leva anualmente no segundo semestre a campanha para os moradores de Campos do Jordão como parte da conscientização do Novembro Azul.

Vestibular de Medicina

As inscrições para o Vestibular de Inverno para o curso de Medicina estão abertas. Ao todo, são 120 vagas disponíveis, sendo 60 para o campus Taubaté e 60 para o campus Caraguá. Para mais informações, acesse este link.

Pedro Silvini