Mestrado em Ecodesenvolvimento qualifica profissional para promover o desenvolvimento sustentável. Foto: Prefeitura de Caraguatatuba/Divulgação.

UNITAU oferece novos cursos de mestrado no Litoral Norte

Link curto: https://unitau.me/4br7HId

22/05/2024 10h01 ⋅ Atualizada em 22/05/2024 17h52

Desenvolvimento regional, Engenharia Mecânica, Ecodesenvolvimento, Mestrado, Pós-graduação

 

Com o êxito dos mestrados em Gestão e Desenvolvimento Regional e em Ciências da Saúde, a Universidade de Taubaté (UNITAU) ampliou a oferta de cursos de pós-graduação no campus Caraguatatuba. As novidades são os mestrados profissionais em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental e em Engenharia Mecânica, que buscam atender à demanda do mercado pela formação de especialistas em áreas diversas do conhecimento.

O mestrado profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, que já está com inscrições abertas, chega ao Litoral Norte com três linhas de pesquisa: saneamento e qualidade ambiental; tecnologias aplicadas em soluções baseadas na natureza; e educação para o desenvolvimento sustentável. 

“O mestrado em Ecodesenvolvimento permitirá formar profissionais do setor público e privado para a pesquisa e, com isso, construir conhecimento científico aderente às especificidades do ambiente do Litoral Norte, em busca de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental em articulação com os aspectos sociais e econômicos”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello.

Para o coordenador do mestrado profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, o Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa, a pós-graduação deve garantir uma formação generalista e com característica interdisciplinar, sendo direcionada a profissionais de nível superior com interesse em ampliar a atuação profissional na área ambiental, podendo, assim, atuar em órgãos públicos e privados futuramente. 

“O objetivo deste mestrado é qualificar profissionais para o tratamento equilibrado do ambiente e um desenvolvimento sustentável do Litoral Norte, em detrimento do seu crescimento acelerado nos últimos 50 anos, o que pressiona os recursos naturais na interação da população com a natureza”, diz o coordenador do mestrado. 

O docente destaca ainda que, à medida que os projetos de dissertação são desenvolvidos, os alunos fazem uma relação entre o resultados obtidos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é que as pesquisas dos mestrandos tenham foco na geração de soluções baseadas na natureza, para um desenvolvimento ecológico e uma gestão ambiental, o que contribuirá para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.

Já a pós-graduação em Engenharia Mecânica, que terá inscrições abertas no próximo mês, vai englobar pesquisas na área de automação e dinâmica dos sistemas; gestão da produção; e energia e materiais. A formação deve garantir aos profissionais conhecimentos para atuação na geração e transferência de tecnologias, soluções de problemas de alta complexidade e organização de serviços. 

“O mestrado profissional em Engenharia Mecânica converge com o perfil de profissionais que atuam no setor industrial, com foco na realização de pesquisas aplicadas ao ambiente de trabalho”, destaca a Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello.

Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas

Além do novo mestrado profissional em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental, o curso de Gestão e Desenvolvimento Regional também está com inscrições abertas para nova turma no campus Caraguatatuba.

Neste curso, são três linhas de pesquisa: gestão de recursos socioprodutivos; planejamento e desenvolvimento regional; e avaliação e políticas de desenvolvimento regional. Saiba mais sobre o mestrado profissional em Desenvolvimento Regional aqui.

Inscrições: Para se inscrever no mestrado em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental acesse este link. Interessados no curso de Gestão e Desenvolvimento Regional podem se cadastrar aqui. Para conhecer os outros cursos de pós-graduação da UNITAU acesse: https://unitau.br/pos-graduacao 

EDUARDO LORENO
ACOM/UNITAU