Desastre no Rio Grande do Sul deixou 654,1 mil pessoas fora de casa (Foto: Gustavo Mansur/Secom RS)

Especialistas da UNITAU explicam causas e impactos do desastre no Rio Grande do Sul

Link curto: https://unitau.me/4bPZb5l

21/05/2024 16h37

Conhecimento, Meio Ambiente, UNITAU

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) lança, nesta terça-feira (21), o primeiro vídeo de uma série informativa “Catástrofes Ambientais” sobre o desastre que assolou o Rio Grande do Sul no início deste mês. A iniciativa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos dos desastres naturais e as formas de se prevenir, conta com a participação de especialistas da Instituição em diversas áreas, como meteorologia, serviço social, economia e ciências sociais. 

Os conteúdos serão publicados ao longo de duas semanas nas redes sociais da Universidade com foco na disseminação do conhecimento. No primeiro vídeo da série, o especialista em meteorologia Prof. Dr. Gilberto Fisch do Mestrado em Ciências Ambientais explicará o que causou o desastre no Rio Grande do Sul e quais foram os seus impactos.

O segundo vídeo, com a Profa. Dra. Angela Michele Suave do curso de Serviço Social da UNITAU EAD, mostrará como a população pode ajudar as vítimas de um desastre natural, doando alimentos, roupas, materiais de higiene pessoal e dinheiro para instituições sérias que estão atuando na região. O terceiro vídeo da série, com o Prof. Dr. Moacir dos Santos do campus Humanidades e do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional, trata sobre o impacto das notícias falsas durante a tragédia e como elas podem dificultar o trabalho de agentes e voluntários. 

O quarto e último vídeo, com o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional Prof. Dr. Edson Trajano, aborda como as questões econômicas podem afetar o consumo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Com esta série, a Universidade busca contribuir para a conscientização sobre os desastres naturais e para a construção de uma sociedade mais resiliente. Confira aqui o primeiro material da série.
ACOM/UNITAU