Evento discute impacto dos desastres ambientais (Foto: Eduardo Loreno/ACOM UNITAU)

Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU realiza seminário sobre Desastres, Ambientes e Relações Humanas

Link curto: https://unitau.me/3yq6LoT

20/05/2024 17h18 ⋅ Atualizada em 20/05/2024 18h02

Pós-graduação, Mestrado, Desenvolvimento

 

O Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, nesta terça-feira (21), o seminário “Desastres, Ambientes e Relações Humanas: Desafios e Perspectivas”, com o objetivo de discutir os impactos das catástrofes ambientais e propor soluções para a construção de uma sociedade mais resiliente. O evento online acontece com transmissão ao vivo pela TV UNITAU com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal.

O evento, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável números 11 e 13, abordará temas relacionados aos desastres naturais, tendo em vista o desastre recente que atingiu o Rio Grande do Sul.Os participantes poderão se aprofundar nas reflexões apresentadas pelos especialistas e contribuir com questionamentos e experiências. A mesa redonda contará com as presenças da Dra. Ana Teixeira de Melo, da Profa. Dra. Inny Bello Accioly, da doutoranda Ana Paula Lemes de Souza com mediação do Prof. Dr. Alen Henriques Batista.

A coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Profa. Dra. Rachel Abdala, ressalta a importância do evento. “É cada vez mais urgente e necessário discutir temáticas relacionadas às mudanças climáticas e aos desastres naturais. E essa discussão precisa ser realizada de forma humanizada, pois não se trata de números, mas de vidas perdidas, de pessoas traumatizadas, de seres humanos”

Ela destaca ainda que é preciso que as informações acerca das mudanças climáticas precisam ser analisadas de forma responsável para que métodos preventivos sejam instaurados. “É preciso ressaltar que grande parte dos desastres, chamados de modo generalizado de naturais, são decorrentes da ação humana e da falta de políticas públicas capazes de evitar tragédias”, finaliza.

Em um contexto marcado pelo aumento da frequência e intensidade dos desastres naturais e ambientais, a promoção de eventos sobre os impactos nas relações humanas e buscar soluções para a construção de uma sociedade mais resiliente. 

Sobre o Mestrado em Desenvolvimento Humano 

O Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar na área de desenvolvimento humano, com foco na promoção da qualidade de vida das pessoas e na construção de sociedades mais justas e sustentáveis. O programa oferece uma formação interdisciplinar que aborda temas como direitos humanos, políticas sociais, educação, saúde, meio ambiente e trabalho.
ACOM/UNITAU