Iniciativa leva atendimentos de saúde para a população (Foto: Prof. Dr. João Rangel/Núcleo de Fotografia UNITAU)

36ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes acontece na Praça Dom Epaminondas a partir desta segunda-feira (20)

Link curto: https://unitau.me/3QQFG4m

20/05/2024 09h48

Saúde, UNITAU, Medicina

Os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem, a partir desta segunda-feira (20), a 36º Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (SHD), na Praça Dom Epaminondas, no centro de Taubaté. A atividade com o compromisso de propiciar atendimento e conscientização sobre a saúde para os moradores acontece até a próxima sexta-feira (24).

A campanha é feita anualmente pelos graduandos em Medicina prestando serviços gratuitos para a população, como aferição de pressão arterial e verificação de glicemia capilar. Além desses, a análise de histórico de saúde, medicação e rotina ocorre para saber se o paciente tem riscos ou predisposição ao diabetes e à hipertensão.

A SHD iniciou nos dias 26 e 27 de abril na cidade de Tremembé, que recebeu a atividade pela primeira vez, com apoio da prefeitura, e foi bem abraçada pelo público, segundo a coordenadora do projeto, Profa. Ma. Aline Lino Balista.

“A atividade em Tremembé foi muito bacana, a gestão local esteve participativa e presente junto aos munícipes e os alunos [ficaram] mais contentes e seguros para assumirem a SHD em Taubaté, que conta com um número maior de atendimentos”, declara a docente.

Mais do que testes de glicemia e aferição da pressão arterial, a conscientização também é feita pelo incentivo de hábitos saudáveis e o uso correto de medicamentos.

Para os futuros médicos, a iniciativa vai além da prática, é também uma forma de aprender o atendimento humanizado seguro e de qualidade, preparando-os para a saúde pública.

Vestibular de Inverno

O curso de Medicina da UNITAU está com inscrições abertas para os campi de Taubaté e Caraguatatuba. Ao todo, são 120 vagas disponíveis. Todos os detalhes podem ser conferidos em unitau.br/medicina.

Evento: Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes
Data: 20 a 24 de maio