Recepção dos alunos da Residência Médica 2024 - Foto: Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Médicos participam de aula inaugural da Residência 2024

Link curto: https://unitau.me/42XWXgY

01/03/2024 17h24

PRPPG, Pesquisa, Medicina, Residência Médica, Pós-graduação

 

Os aprovados no programa de Residência Médica 2024, oferecido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU), participaram de uma aula inaugural nesta sexta, 1º de março, no Auditório UNITAU. 

Os médicos, futuros especialistas em anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, urologia e neonatologia, foram recepcionados pelo vice-reitor da UNITAU e docente da disciplina de urologia, Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, que destacou a importância da pós-graduação para a carreira dos profissionais.

“Este é um momento extremamente importante das suas vidas, em relação ao preparo para as especialidades que vocês escolheram para as suas carreiras e que vão desenvolver durante toda a vida profissional. Aproveitem ao máximo esse período de aprendizado intenso”, afirmou o vice-reitor.

Durante a apresentação da estrutura oferecida pela Universidade aos novos alunos do curso lato sensu, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa. Dra. Monica Franchi Carniello, falou sobre as diversas possibilidades de desenvolvimento profissional que a especialização abre para os médicos.

“A Residência Médica evidencia muito essa articulação entre ensino, pesquisa e extensão, pela própria natureza da atividade. Vocês estão aqui em um curso de formação, para se tornarem especialistas, estarão diariamente em atendimento, ação e diálogo com a comunidade, e têm a articulação com a pesquisa”, reforçou a pró-reitora.

O médico Andrei Ricardo Rodrigues Guedes, morador de São José dos Campos, escolheu a Universidade de Taubaté para fazer a segunda especialização, em urologia. 

“A Residência de Urologia aqui é bem forte e bem conhecida também. Foi uma área que eu gostei bastante durante o meu curso em Cirurgia Geral e me fez escolher escolher vir para a UNITAU”, afirma Andrei. 

O médico conta que têm colegas que já fizeram Residência na Universidade de Taubaté, outros ainda fazem parte do programa, e que a tem excelentes expectativas para o curso.

“São três anos de dedicação, de esforço. Não é um período fácil, mas de muito crescimento, não só profissional, mas também pessoal. Tenho certeza que vai agregar muito no meu futuro”.

Para mais informações sobre a Residência Médica da UNITAU e outros programas de pós-graduação, que incluem mestrados e doutorados, acesse unitau.br/pos-graduacao.

Confira mais fotos da aula inaugural da Residência Médica 2024 aqui.

ACOM/ UNITAU