Universitários podem aproveitar a graduação na UNITAU para ampliar vivências práticas e valorizar o currículo | Foto: Raul Afonso/ACOM-UNITAU

Oportunidades para se conectar com o seu curso e com a sua futura profissão

Link curto: https://unitau.me/3I3TT9k

20/02/2024 13h52 ⋅ Atualizada em 20/02/2024 17h05

Graduação, Oportunidade, Bolsa de estudo, PIBID, PID, Estágio, Feira de Oportunidades, Núcleo de Oportunidades, Bolsa Apoio a Cultura, Bolsa Aprimoramento, Curso Popular Monteiro Lobato, Licenciatura

 

Um novo semestre traz inúmeras possibilidades de vivenciar experiências cada vez mais próximas da sua futura profissão. Participar de projetos de extensão - aliando a prática do seu curso em prol da comunidade - e da iniciação científica - que pode rechear seu currículo e ampliar a sua visão sobre a carreira - são alguns dos exemplos de jornada que você pode seguir aqui na UNITAU. Mas além desses, existem muitos outros e com certeza você vai encontrar um caminho pra chamar de seu!

Se a sua vibe é aprender na prática

O momento como universitário(a) é o ideal para colocar a mão na massa. Com a orientação dos professores, você pode aproveitar para aprender nos projetos de extensão, por exemplo. Aqui você pode conferir a lista de todos os projetos que UNITAU oferece e, até 29 de fevereiro, você pode se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) clicando aqui

Mas, afinal, o que um universitário extensionista faz? O aluno que se dedica à extensão é aquele que está em eventos, em ações para a comunidade, nas escolas e em todos os lugares nos quais ele pode atuar prestando um serviço enquanto aprende. Aqui você confere algumas vivências:

+ Alunos prestam serviços aos peregrinos durante a Operação Padroeira
+ Universitárias recebem certificado de participação no Projeto Rondon em Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia
+ Universitários da área da saúde prestam atendimento para atletas em evento internacional

Além da extensão, para aprender na prática você pode concorrer a uma vaga como Bolsista Aprimoramento nos setores internos da Universidade. Assim, além do desconto na mensalidade, você aida ganha experiências relevantes para o seu currículo profissional. Saiba mais:

+ Bolsistas aprimoramento unem teoria e prática em atividades na Universidade

Se a sua vibe é questionar, analisar e criar soluções

Se você quer se dedicar à pesquisa, ao longo do ano, a Universidade abre editais de bolsas de estudo para a Iniciação Científica. Essa chance é para você, que tem um olhar crítico sobre o mundo, que deseja transformar ou criar algo novo para melhorar a vida das pessoas e, ainda, pretende rechear o currículo de vivências únicas ao lado de professores mestres e doutores que ajudarão você nessa caminhada. Além disso, as bolsas podem ser aquela ajuda que você precisa para continuar realizando o seu sonho.

Há oportunidades de bolsas de estudo pelos programas institucionais da UNITAU ou via CNPq. Os próximos editais estão previstos para serem publicados em abril. Para saber mais sobre a Iniciação Científica, clique aqui 

+ Observar o mundo e produzir ciência para o Desenvolvimento Sustentável
+ Produção científica contribui para o desenvolvimento universitário e para a tranformação social

Se a sua vibe é aprender enquanto ensina

Se a sala de aula é a sua praia, então a vida universitária em 2024 reserva muitos aprendizados. O cursinho Monteiro Lobato está com inscrições abertas para professores voluntários e você pode se unir a essa galera para promover ensino de qualidade para jovens do Ensino Médio que estão se preparando para os vestibulares e para o ENEM. Enquanto isso, você ainda pode aprender enquanto ensina e nem precisa ser do curso de licenciatura para participar, viu? Seja de humanas, exatas ou biociências, todo mundo é bem vindo(a). Clique aqui para saber mais sobre a experiência e se inscrever até 29 de fevereiro. Para saber mais, confira o Instagram do Cursinho Monteiro Lobato.

Outras oportunidades são o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), este direcionado ao pessoal das licenciaturas, e o Programa de Iniciação à Docência (PID), que incentiva a monitoria nos níveis júnior para universitários(as) dos cursos de graduação presencial. O edital abrirá em fevereiro, então fique ligado(a) para participar!

Se a sua vibe é conhecer o mercado

A Universidade mantém um diálogo com o mercado de trabalho e, durante a sua jornada universitária, você terá contato com profissionais inspiradores, oportunidades de aprendizado e de ampliação do networking. Quanto mais você aproveitar esse momento, melhor! E em abril, a Feira de Oportunidades e Empreendedorismo reúne profissionais e empreendedores egressos da Universidade que ensinam por onde começar. Neste mesmo evento, você ainda pode se conectar com empresas e conhecer diversos programas de estágio e trainee. A Universidade também tem um Núcleo de Oportunidades, com anúncios de vagas de estágio e emprego toda semana. Para se cadastrar, clique aqui

+ Oportunidades durante a graduação são pontes para o mercado de trabalho

Se a sua vibe é empreender

Empreender é um ótimo caminho para seguir seus sonhos e você pode começar aqui, ainda na Universidade. Se o seu projeto já está no papel, que tal colocá-lo em prática? Você pode procurar pelo HUB de inovação da UNITAU, o nosso “berçário” de startups. Para saber mais, acesse o Instagram do HUB ou envie o seu projeto para hubdeinovacaounitau@gmail.com.

Se a sua vibe é conciliar suas paixões

A gente sabe que ser atleta ou artista exige tempo, energia, dedicação e estudos. Aqui na UNITAU, você é incentivado a continuar conciliando as suas paixões. Saiba mais sobre a Bolsa Atleta e sobre a Bolsa Apoio à Cultura clicando aqui.

 

Compromisso com o seu sonho. UNITAU na sua vida!
ACOM/UNITAU