(Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

Estudantes de Direito da UNITAU lançam podcast e cartilhas sobre Direitos Humanos

Link curto: https://unitau.me/3RrJOIV

04/12/2023 11h33 ⋅ Atualizada em 04/12/2023 14h09

Direitos Humanos, UNITAU, Ciências jurídicas, Direito

 

Os universitários do 2º semestre do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) lançam, nesta terça-feira (5), às 8h30, o projeto acadêmico “Direito & Cidadania”, composto por 8 cartilhas e com 8 episódios de podcast, todo o conteúdo pode ser conferido aqui. A ação acontece no Departamento de Ciências Jurídicas com a participação de alunos da rede de ensino do Estado de São Paulo.

No projeto, os estudantes descomplicam o universo jurídico e abordam um importante tema para um harmônico convívio social: os direitos humanos. Seguindo a missão institucional da Universidade, a qual preza pelo ensino de qualidade, incentivo à pesquisa e à extensão, as atividades que promovem a transformação e o desenvolvimento social também foram adicionadas à grade curricular da graduação em Direito, no início deste ano. Diante disso, os ingressantes em 2023 foram estimulados a desenvolver um projeto que levasse os conhecimentos jurídicos de uma maneira acessível à comunidade.

Paralelamente, os estudantes identificaram a necessidade de apoiar os alunos participantes da “Comissão de Direitos Humanos” do Departamento e ativos em grêmios estudantis, com informações sociais e jurídicas, a fim de fortalecer as atividades gremistas que atendam ao grupo escolar ou até mesmo à comunidade. A Comissão recebe alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio de escolas estaduais da região.

O projeto

Visando à união das duas propostas, os acadêmicos do segundo semestre, auxiliados pelos estudantes do décimo, criaram o “Direito & Cidadania”. Por meio de cartilhas e de um podcast com 8 episódios, ambos com uma linguagem simples e acessível, os universitários abordaram o conteúdo e o porquê da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos – criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) – , além das diversas aplicações dos direitos humanos como: na educação; entre crianças, jovens e idosos; entre Pessoas com Deficiência (PCD); entre mulheres; etc.

Uma das responsáveis pelo projeto, a Profa. Dra. Roxane Lopes de Mello Dias, compartilha quais foram os benefícios obtidos pelos acadêmicos e proporcionados pelo “Direito & Cidadania”. “Os universitários, não só aperfeiçoaram os conhecimentos obtidos ao longo do ano letivo, como também tiveram a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver um projeto com intuito de fortalecer o conhecimento de temas de suma importância para a sociedade entre outros jovens e na sociedade. Com isso, logo no primeiro ano da formação, já foram apresentados à função social do Direito: apoiar os cidadãos”.

Vestibular de Verão 2024

As inscrições para a graduação em Direito bem como para os demais cursos oferecidos pela Universidade de Taubaté estão abertas. Para obter mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.

Serviço:
Lançamento Cartilha Direito & Cidadania
Horário: Às 8h30
Local: Departamento de Ciências Jurídicas da UNITAU, localizado no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285, Centro, Taubaté-SP

Ana Patrícia Marinho

ACOM/UNITAU