(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Estudantes de Produção Audiovisual da UNITAU promovem 1ª Mostra de Curtas Mazzaropi

Link curto: https://unitau.me/41aReU3

01/12/2023 09h04 ⋅ Atualizada em 01/12/2023 17h58

UNITAU, Produção Audiovisual

 

Na próxima segunda-feira (4), às 18h30, os universitários de Produção Audiovisual da Universidade de Taubaté (UNITAU) promovem a 1ª Mostra de Curtas, no Museu Mazzaropi. A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre as duas Instituições. O público pode participar gratuitamente.

Os curtas exibidos marcam a conclusão do Projeto de Aplicação, Pesquisa e Extensão (Papex), que, neste ano, teve como proposta central a valorização da literatura regional. No projeto, os universitários desenvolveram conteúdos audiovisuais com o roteiro inspirado em obras de autores do Vale do Paraíba. A exibição dos curtas acontece no auditório do Museu Mazzaropi.

O estudante do 2° semestre de Produção Audiovisual Matheus Luiz comenta como foi o processo de produzir conteúdo audiovisual focado na valorização regional. “Foi muito interessante e desafiador. A adaptação foi um desafio, pois precisamos passar a ideia presente na obra do escritor para um curta dentro dos valores da Universidade. Então, tivemos de adaptar para o âmbito audiovisual”.

Idealizada pelos estudantes, a ação contou com a direção do coordenador do curso de Produção Audiovisual, Prof. Dr. Thiago Molina. Ele explica a importância do desenvolvimento dos curtas-metragens. “Dentro da proposta do curso, entendemos que os universitários devem ter uma produção mais intensa e rápida, para que possam se apropriar dos conceitos e das técnicas aprendidos. Esse projeto está sendo uma oportunidade para que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos em um trabalho que exige maior comprometimento e envolvimento”. O docente também comenta a escolha de autores locais. “Há sempre uma preocupação da Universidade em pensar nas relações que se pode estabelecer com a comunidade, então escolher os autores do Vale estabelece essa relação de forma direta, além de trazer a valorização da literatura e da cultura regional”.

A expectativa de público para a Mostra de Produção Audiovisual é de cerca de 300 pessoas. Os espectadores poderão conferir de perto os curtas-metragens produzidos, além de acompanharem um bate-papo com os autores que tiveram suas obras representadas. Os autores que tiverem suas obras adaptadas em curta-metragem foram: Trycia Mello, com o conto “Quarto 171”; Renato Dutra, com o “Amor de Irmão”; Mateus Jardim Calil, com  “ O Caminho do Falso Brilho”; José Augusto Ribeiro, com “Os Novos Guardiões”; Maurício Pereira, com “O Corpo Seco”.

O Museu Mazzaropi está localizado na Estrada Amácio Mazzaropi, 249, Itaim, Taubaté. A entrada é gratuita, porém é necessário apresentar o ingresso que pode ser garantido neste link. A mostra também será transmitida ao vivo pelo Canal no Youtube, na TV UNITAU

Ariane Viana
ACOM UNITAU