Foto: Elifas Magalhães - ACOM/UNITAU

'Intervenção Familiar Sistêmica': livro revela novas organizações familiares na região

Link curto: https://unitau.me/3MWIJGa

22/11/2023 11h18 ⋅ Atualizada em 22/11/2023 12h58

Editora, EdUNITAU, Psicologia, Pesquisa, Intervenção familiar, Pós-graduação

Alunos e professores do curso de Pós-graduação lato sensu “Intervenção  familiar:  Psicoterapia,  Orientação  e  Mediação de Conflitos”, da Universidade de Taubaté (UNITAU), lançam o segundo volume da série “Intervenção Familiar Sistêmica: novas realidades em pesquisa” nesta quinta-feira (23), no auditório do campus Bom Conselho, a partir das 19h.

A obra é organizada pelas professoras e coordenadoras do curso de Pós-graduação em Psicologia, Profa. Dra. Andreza Maria Neves Manfredini e a Profa. Dra. Ceneide Maria de Oliveira Cerveny. Os textos são resultado de recortes de pesquisas desenvolvidas pelos alunos e egressos da UNITAU durante o programa e assinados em parceria com os docentes que orientaram as investigações.

“Todos os textos têm uma abordagem sobre a família do ponto de vista do pensamento sistêmico. É uma obra voltada tanto para o público acadêmico quanto para o público geral. São pesquisas desenvolvidas em diferentes cidades da nossa região e o nosso grande diferencial é justamente que a obra trata especificamente da realidade das nossas famílias e casais, o que é algo inédito no Vale do Paraíba”, afirma a professora Andreza.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UNITAU, Profa.Dra. Mônica Franchi Carniello destaca no prefácio a importância da parceria entre docentes e egressos na elaboração das pesquisas e do olhar diverso que o livro proporciona sobre as relações familiares, o que amplia e atualiza a compreensão de família.

“Em um contexto contemporâneo caracterizado pela complexidade, resultante das transformações sócio-históricas, as relações sociais se modificam, motivando a ampliação do conceito de família para além do modelo europeu difundido em uma perspectiva colonialista”, diz trecho do texto assinado pela Pró-reitora.

O segundo volume da obra “Intervenção Familiar Sistêmica: novas realidades em pesquisa” está divido em duas partes. Na primeira, “Mulheres na Família”, são discutidos a codependência da mulher na relação com drogadito; o empreendedorismo feminino; e a relação das mulheres divorciadas com o dinheiro.

Já em “Família e suas interfaces”, os estudos giram em torno do uso do dinheiro na família na fase de aquisição; da afetividade na parentalidade; da gravidez na adolescência durante a pandemia Covid-19 e a rede de serviços de saúde pública na percepção de adolescentes gestantes; dos recursos  espirituais de famílias no enfrentamento do período pandêmico; do trabalho do policial e a repercussões na qualidade de vida  familiar; da resiliência familiar em contexto de pandemia; e dos desafios da conjugalidade na fase de aquisição.

A Profa. Dra. Andreza Manfredini destaca a relevância da parceria com a também organizadora da obra e coordenadora da Pós-graduação em Intervenção Familiar da UNITAU, a Profa. Dra. Ceneide Cerveny.

“A professora Ceneide Cerveny (UNITAU) e a Rosa Macedo são pioneiras no Brasil em terapia familiar. Elas quem trouxeram o primeiro curso de Pós-graduação e esse conhecimento em terapia familiar para o país depois de estudarem nos Estados Unidos. Então, é uma honra fazer parte desse projeto e reforçar os estudos e o conhecimento das experiências de família aqui na nossa região”.

Para acessar o livro clique aqui! Conheça outras obras da Editora UNITAU no site editora.unitau.br.

Pós-graduação na UNITAU

A Universidade de Taubaté está com inscrições abertas para diversos cursos de Pós-graduação. Os programas da UNITAU contemplam mestrados, doutorados e especializações. Saiba mais em unitau.br/pos-graduacao