Link curto: https://unitau.me/3LDqYLn
27/09/2023 09h32 ⋅ Atualizada em 16/11/2024 12h53
Os acadêmicos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) membros da ATRIUM (Empresa Júnior de Arquitetura e Urbanismo da UNITAU) promoveram, nesta segunda-feira (25), o “Workshop de Marcenaria”, com o arquiteto e egresso Anderson Menozzi.
Os móveis são uma parte fundamental de um projeto arquitetônico, não só pela estética que imprimem, mas também pela sua funcionalidade, já que eles serão espaços de armazenamento essenciais daquela ambientação.
Durante o período da pandemia do vírus SARS-CoV2, por conta do demandado isolamento social, os indivíduos voltaram suas atenções para os ambientes internos. Diante disso, a atuação do setor moveleiro na economia nacional está aumentando. De acordo com pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos últimos cinco anos, houve um aumento de mais de 30% na quantidade de marcenarias espalhadas pelo Brasil.
No entanto, apesar da crescente demanda, são poucos os arquitetos atuantes no mercado que têm os conhecimentos técnicos sobre o universo moveleiro. Assim, os acadêmicos membros da ATRIUM decidiram promover um workshop sobre marcenaria para que os futuros arquitetos do campus pudessem adquirir essas importantes informações ainda na graduação.
A universitária do quarto semestre de Arquitetura e Urbanismo, Lara Maria de Lima, que é participante do grupo da ATRIUM comenta sobre a origem da iniciativa. “Nós [membros da ATRIUM] já estávamos querendo promover mais iniciativas que agregassem conhecimentos no campus, pois entendemos que trazer atividades que completem a grade curricular com investimentos acessíveis é nossa função. Sabendo disso, a partir da indicação dos professores, o Anderson entrou em contato e disse que notou no mercado a carência de profissionais que tivessem domínio das técnicas da marcenaria. Então, resolvemos, juntos, promover um workshop para que ele pudesse mostrar suas práticas passar essas informações para os acadêmicos”.
Ao longo do encontro, o egresso Anderson Menozzi apresentou aos presentes as principais tendências do mercado moveleiro, além dos materiais mais utilizados e suas características. Em seguida, propôs a análise da marcenaria proposta em algumas plantas e projetos arquitetônicos.
O palestrante expõe a importância dos móveis no projeto arquitetônico. “O mobiliário faz parte do projeto e, portanto, o arquiteto deve ter os conhecimentos mínimos para fazer um bom projeto de marcenaria. O espaço pode ser criado de fora para dentro, mas a vida acontece no interior do local. Ele pode ser bonito por fora, mas às vezes, não é bem projetado por dentro e acaba não funcionando bem. Então, começa ali nos móveis todo o funcionamento do espaço”.
O arquiteto, que acumula mais de 38 anos de experiência no mundo da marcenaria, compartilha as raízes de sua paixão pela área. “Eu já ‘nasci’ marceneiro porque o meu pai tem uma marcenaria e o ajudo desde pequeno. Então, já entrei na Universidade apaixonado por ela”.
A acadêmica do segundo semestre de Arquitetura e Urbanismo, Giovanna Andrade, relatou sua impressão sobre a atividade. “O workshop foi fundamental para adquirir informações que eu não sabia a respeito da marcenaria – área na qual pretendo me especializar –, como os diferentes tipos de madeira. Muitas vezes, elas não recebem a atenção que devem dos arquitetos, mesmo sendo fundamentais para a boa elaboração de um projeto arquitetônico. Além disso, esses conhecimentos serão fundamentais ao longo da minha trajetória enquanto acadêmica já que eles me deram uma base fundamental para os semestres que estão por vir”.
Para acompanhar os próximos passos da ATRIUM, clique aqui.
As inscrições para a graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo e nos demais 30 cursos oferecidos pela Universidade de Taubaté estão abertas. Para obter mais informações sobre o processo seletivo, acesse este link.
Ana Patrícia Marinho
ACOM/UNITAU
- UNITAU abre seleção para bolsa de pós-doutorado aprovada pelo CAPES
- UNITAU na sua Vida leva serviços à população no encerramento da 73ª Semana(s) Monteiro Lobato
- Feira de Oportunidades UNITAU conecta mais de mil jovens talentos a grandes empresas
- Abril Azul: Pedagogia UNITAU promove roda de conversa sobre autismo nas salas de aula