Profa. Bethania ensina exercícios clássicos do Pilates Solo e os principais exercícios realizados com a bola. Foto: Arquivo Pessoal-ACOM/UNITAU

Método Pilates: curso de férias da UNITAU está com inscrições abertas

Link curto: https://unitau.me/3KoDxtJ

17/07/2023 09h58 ⋅ Atualizada em 07/08/2023 19h29

Cursos, cursos de férias, Extensão

 

Cada dia mais, os benefícios do método Pilates, para as mais diversas condições, vêm sendo comprovado por meio de uma quantidade significativa de artigos científicos. Estudantes e profissionais de fisioterapia, educação física, esporte e ciências do esporte têm a oportunidade de aprender mais sobre ele em "Método Pilates: Exercícios em Solo e Bola e sua Aplicabilidade Terapêutica", um dos cursos de férias da Universidade de Taubaté (UNITAU) que estão com inscrições abertas.

“O aluno terá conhecimento sobre toda história e fundamentos do método e aprenderá todos os exercícios clássicos do Pilates Solo, que são a base do método Pilates, e os principais exercícios realizados com a bola. Além disso, o curso traz uma abordagem sobre a aplicabilidade terapêutica dos exercícios”, explica a Profa. Ma. Bethania Peloggia de Moraes Souza, uma das coordenadoras do curso.

Profa. Bethania afirma que o método Pilates é uma ferramenta de trabalho muito versátil, pois é útil tanto quanto uma ferramenta terapêutica muito efetiva, principalmente para desordens musculoesqueléticas, nas mãos de fisioterapeutas, quanto uma modalidade de exercício físico bem completa, nas mãos de profissionais de educação física, pois trabalha mobilidade, alongamento, estabilização da coluna e fortalecimento com uma única técnica.

“Devido à grande efetividade do método e grande aceitação dessa modalidade de exercício físico pela população em geral, a formação no Método tem sido cada vez mais fundamental no currículo de fisioterapeutas e profissionais de educação física. Podemos dizer que é quase uma ‘formação obrigatória’ para fisioterapeutas que trabalham ou pretendem trabalhar com dor músculoesquelética, por exemplo”, diz.

Por ser uma técnica muito versátil, ela pode ser útil tanto como uma ferramenta terapêutica, em uma sessão de fisioterapia, por exemplo, como em uma academia, em aulas de Pilates em grupo. O profissional que realizar o curso estará apto para ambas as situações. “Com certeza, o curso agregará muito valor ao currículo dos alunos e os deixará ainda mais preparados para o mercado de trabalho.”

Interessados podem se inscrever no curso aqui neste link.

Mais cinco cursos de férias estão com inscrições abertas

Além de Método Pilates, outros cinco cursos de férias da Universidade de Taubaté estão inscrições abertas: Planejamento da Amostragem e Análise de Dados em Saúde e Meio Ambiente; Introdução à fitoterapia aplicada no tratamento de pequenos animais; Hidrolipoclasia não aspirativa; Diagnóstico fisioterapêutico no paciente hospitalizado; e Cozinha Funcional Biodiversa.

Juntas, as atividades somam 115 vagas. As inscrições podem ser efetuadas até três dias antes do início do curso. As datas de começo e fim e os valores são variados.  Para realizar as inscrições e mais informações sobre os cursos, clique aqui.

ACOM/UNITAU