Isabela, de 10 anos, aprende brincando incentivada pela família

Link curto: https://unitau.me/3WUsFIX

06/06/2023 18h23 ⋅ Atualizada em 07/06/2023 14h27

Extensão

Com apenas 10 anos de idade, a pequena Isabela aprende sobre a importância de preservar o Meio Ambiente enquanto faz pinturas no estande do Concurso de Desenhos e Textos. Ela, a mãe, Diana Gisele de Souza Ramos, e o pai, Manoel Ramos, participaram das atividades oferecidas pelo UNITAU na sua vida. O projeto de extensão da Universidade de Taubaté ganhou uma edição especial no último dia 3 de junho, na Avenida do Povo, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05/06).

A ação, que integrou o mutirão do lixo eletrônico realizado pela prefeitura da cidade, apresentou ao público seis projetos realizados pela UNITAU, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar o Meio Ambiente.

“Gostamos de fazer a Isabela vivenciar de tudo um pouco, desde artes à educação. A gente sempre ensinou que ela tem de pertencer ao lugar. Se não cuidar da casa dela, não vai cuidar do meio ambiente e ela mesma vai ver as consequências no futuro. Então, precisa cuidar do que é dela”, afirma a mãe, Diana.

O trabalho desenvolvido pela UNITAU com as crianças durante o evento chamou a atenção da teóloga Bianca Moreli Sanas, presidente da Casa da Amizade, um braço do Rotary, de São José dos Campos.

“Acho que vocês estão plantando uma semente nessas crianças. Aí, o fruto a gente colhe lá na frente. Porque nós, adultos, já estamos viciados em nossas atitudes, então há uma dificuldade maior de mudança. Quando a criança encontra algo lúdico, certamente ela aprende e vai se tornar um adulto consciente. É muito mais fácil essa conscientização”, afirma Bianca.

A distribuição de mudas de árvores nativas para a população, como parte do protocolo de emissão e de compensação de carbono adotado pela Universidade a partir deste mês, também é destaque para a teóloga.

“Vocês estão criando nas pessoas o conceito de necessidade de preservarmos o Meio Ambiente. E a participação da sociedade é muito necessária, porque é por meio de pequenas ações locais que você alcança comunidade, cidade, estado, país, continente e mundo. Se você não começar com a sua atitude, não tem mudança nenhuma”, afirma Bianca.

João Victor Guedes, aluno do terceiro semestre de
Agronomia e integrante do projeto Sabores e Saberes do Campo

Compartilhando conhecimento por meio da extensão

Entre os projetos apresentados na edição especial do UNITAU na sua vida está o Sabores e Saberes do Campo, que tem a missão de ressignificar a origem do alimento e mostrar a importância do manejo saudável e orgânico para uma boa alimentação.

“Temos um perfil no Instagram para mostrar alimentos que pessoas não conhecem, as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), ensinar a como fazer os preparos e, assim, aproveitar os benefícios que eles podem trazer para o organismo. A partir de uma boa alimentação, a gente evita muita coisa, inclusive doenças, e acaba até economizando com medicamentos. Na verdade, o alimento é o próprio remédio”, afirma João Victor Guedes, aluno do terceiro semestre de Agronomia e integrante do projeto.

João destaca a importância das iniciativas de extensão da Universidade, como o UNITAU na sua vida, não só para a formação dos alunos, mas também para levar informação e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

“O projeto de extensão é um dos alicerces da Universidade. A gente fica ali dentro, estudando, mas quando vai para a comunidade é que a gente realmente vê o quanto pode ajudar com informação. E compartilhar o que a gente aprende lá dentro também ajuda na nossa formação”.