(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Estudantes de Direito realizam júri simulado para alunos de escolas estaduais de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/3NicthC

06/06/2023 14h48

Júri Simulado, Direito

Na última terça-feira (30), os alunos do 7° e 9° períodos do curso de Direito da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveram um júri simulado, no auditório do Departamento de Ciências Jurídicas, para os estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais Prof. Mário Cardoso Franco e Prof. Cesídio Ambrogi. A proposta foi a de apresentar aos estudantes a prática da profissão.

O júri tratou de um caso real de uma tentativa de homicídio que foi adaptada pelos universitários para a simulação. Os alunos foram orientados pelos professores da disciplina Direito Processual Penal e Direito Penal e tiveram cinco dias para trabalhar o caso e apresentar ao público.

O Prof. Me. Avelino Alves Barbosa Júnior, um dos responsáveis pela atividade, explicou a simulação e o aprendizado gerado aos futuros profissionais. “O objetivo dessa ação é fazer com que o aluno entenda que a teoria tem mais eficácia na prática. Eles têm de preparar a sua oratória, a acusação ou a defesa, as possíveis decisões, a absolvição ou a condenação e as orientações aos réus. Portanto, o aluno vai ter de trabalhar como se já fosse um profissional.”

Embora a maior parte da simulação tenha sido realizada pelos universitários, sete alunos das escolas estaduais foram sorteados e puderam participar da atividade como jurados do caso. A estudante Adriane Silva do Espírito Santo, do 1° ano B da E.E. Professor Mário Cardoso Franco, comenta sobre como foi participar da ação. “Foi muito bom participar do júri simulado como jurada, mas, ao mesmo tempo, deu um nervosismo muito grande também.”

Já a aluna Jamily Victória da Silva Barbosa, do 1° ano C da E.E. Professor Mário Cardoso Franco, fala sobre a sensação de assistir ao júri e o sonho de cursar Direito. “Achei bem legal, é muito interessante e eu espero um dia vir aqui e estar lá em cima fazendo o mesmo, já faz um tempo que eu tenho vontade de cursar Direito”.

Além de ser uma experiência diferente para os alunos das escolas estaduais, a ação também é positiva para os universitários, que logo vão se formar e exercer os papéis de advogado, de promotor ou de juiz em júri real.

“Tem muita coisa que a gente aprende na teoria, em aula, e a gente acaba ficando sem entender. Aí, quando é colocado em prática, como hoje no júri, você começa a prestar mais atenção aos detalhes, o que deve ser feito e falado, então é muito essencial essa experiencia prática”, enfatiza o aluno do 9° semestre de Direito Gustavo Barreto Cunha.

Vestibular de Inverno 2023

As inscrições para o Vestibular de Inverno para Direito e outros cursos estão abertas. Para mais informações, acesse este link.

Letícia Botan