(Colaboração: Prof.Dr. Júlio César Voltolini)

Alunos de Biologia participam de atividade exploratória no Núcleo Santa Virgínia

Link curto: https://unitau.me/3NfcouP

06/06/2023 11h34

Conhecimento, Aluno, Biologia

Recentemente, os alunos do 1° semestre de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram de uma aula de campo da disciplina Vivência em Biologia, no Núcleo Santa Virgínia, em São Luís do Paraitinga. A atividade complementa o aprendizado de sala de aula e contribui para a formação de grupos de pesquisa dos estudantes.

O responsável pela iniciativa e pela disciplina, Prof. Dr. Júlio César Voltolini, explica os exercícios realizados pelos alunos no núcleo. “Os estudantes vão a campo comigo, em alguma unidade de conservação da região e coletam dados, investigando e explorando alguma questão biológica. Nesse caso, eles contabilizaram a diversidade de bromélias em dois locais com pontos de amostragem do Núcleo Santa Virgínia, a floresta atlântica secundária e a floresta atlântica madura. Esses dados coletados serão analisados em laboratórios e discutidos em sala de aula”.

A aluna e futura bióloga Lara Maria Santos Ferraz afirma que aulas como essa são importantes para a formação e proporcionam novas experiências. “É importante para nós, do 1° período, termos esse contato e vivência com a realidade do curso e da profissão que escolhemos seguir, fazendo com que nosso conhecimento seja expandido. Além disso, as aulas práticas são essenciais para a formação de um biólogo, porque ele conhece um ambiente onde possivelmente irá atuar.”

O Prof. Júlio ressalta a necessidade de aulas de campo fora da Universidade para o curso de Biologia. “Sempre que possível, fazemos atividades como essa e não apenas com os alunos do 1° período. As disciplinas de Ecologia, do Departamento de Biologia, sempre organizam atividades de campo, em que se enfatiza a pesquisa científica, utilizando áreas como o Núcleo Santa Virgínia.”

Vestibular de Inverno 2023

As inscrições para o Vestibular de Inverno para Biologia e outros cursos estão abertas. Para mais informações, acesse este link.

Letícia Botan