Vagas abertas para Intercâmbio na modalidade virtual para alunos do presencial e EAD. |Foto: Leo Oliveira

Alunos(as) da UNITAU podem se inscrever para o Programa de Intercâmbio Latino Americano na modalidade virtual

Link curto: https://unitau.me/43rksi0

02/06/2023 17h20 ⋅ Atualizada em 04/06/2023 16h35

ALUNO, Intercâmbio, PILA, Programa de Mobilidade Internacional, Porgrama de Intercâmbio Latino Americano

Existem diversas formas de enriquecer o currículo durante a graduação e uma delas é por meio de mobilidade acadêmica ou intercâmbio. Os alunos e alunas da Universidade de Taubaté ganham uma nova possibilidade de adquirir conhecimentos em instituições estrangeiras, visto que, neste ano, a UNITAU passa a fazer parte do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino Americano (PILA).

Oferecido em modalidade virtual, os estudantes podem se candidatar para cursar disciplinas em diversas Universidades da América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Cuba, México e Nicarágua. Para conferir a disponibilidade de vagas e os requisitos para cada uma das disciplinas, basta acessar o site do Programa. É possível, ainda, que o(a) estudante participe das aulas de matérias e de Instituições diferentes, de acordo com os pré-requisitos.

Benefícios da mobilidade internacional virtual

Além das aulas, todo o processo de inscrição para o Programa é virtual, o que torna o processo mais fácil e simples para o(a) aluno(a). Além disso, não é necessário atrasar ou pausar as atividades da Instituição em que está matriculado. “A maior vantagem do sistema do PILA virtual é ter acesso a muitas disciplinas de muitos países sem ter que pausar o seu curso. (...) Então você enriquece o seu currículo, sem ter que parar o seu curso”, comenta a Prof. Me. Thais Travassos, assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI-UNITAU), sobre o programa virtual. “Outra vantagem para o aluno que participa da mobilidade é perceber como a sua área de estudo é vista em outros países, (...) você tem a perspectiva que é do seu país e da Universidade que você estuda, e quando você vai para outra Universidade dentro do seu país você já nota a diferença e como as pessoas se aproximam desse conhecimento. Agora, em outro país, são ainda mais diferentes as disciplinas, a importância que essas disciplinas têm são diferentes. Então, acho que isso enriquece muito profissionalmente também”, conclui a professora.

O aluno, além de rechear o currículo, tem a facilidade de poder montar seu próprio horário de acordo com a sua disponibilidade de tempo, podendo conciliar por si só as demandas da UNITAU e da Universidade parceira. Além disso, essa experiência é um caminho para colocar em prática os três pilares da Universidade. “Todo programa de mobilidade e de internacionalização só reforça a importância de você estar em uma Universidade e não em outra instituição, porque a internacionalização é a comprovação da tríade ensino, pesquisa e extensão. A gente internacionaliza para aperfeiçoar ainda mais o ensino, para fomentar a pesquisa e para garantir diálogo de pesquisa. Consequentemente, estamos praticando a extensão, porque produzimos o conhecimento e o levamos para fora da Universidade”, conclui a Profa. Thais Travassos.

Como se inscrever

Para efetivar a matrícula, o aluno deve escolher qual(is) país(es) e Instituição(ões) são de seu interesse e entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Taubaté (ERI-UNITAU) pelo e-mail cci@unitau.br ou comparecer presencialmente (Rua Barão da Pedra Negra, 559 - Solar da Viscondessa).

Compromisso com o ensino. Universidade do futuro, UNITAU.

Bia Sanas Zamboni