Além das árvores plantadas no Colégio UNITAU, público vai receber mudas durante o UNITAU na sua vida, na Avenida do Povo

Alunos do Colégio UNITAU fazem plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Link curto: https://unitau.me/3oKfm0Z

02/06/2023 14h50 ⋅ Atualizada em 05/06/2023 16h42

UNITAU na sua vida, Extensão, CICTED, Colégio UNITAU

 

Alunos do ensino fundamental do Colégio Doutor Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) fazem o plantio de mudas de árvores nativas em uma das ações da Universidade de Taubaté (UNITAU) em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade acontece no dia 5 de junho, às 10h.

O plantio é resultado da implantação do protocolo oficial de emissão e compensação de CO2 que, a partir de junho, passa a ser utilizado em todos os eventos da Universidade e marca o lançamento da 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), que será realizado em outubro.

De acordo com o cálculo realizado pelo Centro UNITAU Sustentável (CEUS), a Universidade deve plantar 43 árvores para compensar os impactos causados pelo Cicted na edição de 2022.

“Nesse cálculo consideramos a quantidade de resíduos orgânicos enviada para o aterro sanitário, a quantidade de CO2 emitida pelo consumo de energia elétrica e água, pelo deslocamento de ônibus escolares de outros municípios e pelo deslocamento dos professores e alunos até o local do evento e pela geração de esgoto”, explica o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do CEUS.

A Profa. Esp. Andreia Maria de Andrade Santos, diretora do Colégio UNITAU, explica que os alunos que farão o plantio das mudas de árvores nativas participaram do Cicted 2022 e apresentaram trabalhos no congresso.

“A ideia é que eles entendam que as nossas ações, mesmo a simples participação num evento, geram impacto no Meio Ambiente. Eles recebem esse conhecimento em sala de aula, mas quando vão para a prática, colocam a mão na terra, eles aprendem mais e podem levar essa informação para casa, tornando-se multiplicadores com os pais e familiares”, afirma a diretora.

A Profa. Dra. Juliana Bussollotti, reforça a preocupação da Universidade com a causa ambiental e conta que, em 2022, o Cicted trabalhou dois pilares, a sustentabilidade e a acessibilidade.

“Agora, com essa ação, de lançamento do protocolo de compensação de carbono, reforçamos que a sustentabilidade continua sendo pauta do Cicted 2023”, afirma a Profa. Dra. Juliana Bussolotti. 

UNITAU na sua vida

A programação em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente tem início no dia 3 de junho, sábado, a partir das 9h, quando a avenida Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo) recebe uma edição especial do projeto UNITAU na sua vida, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão. A atividade integra a programação do mutirão do lixo eletrônico realizado pela prefeitura de Taubaté.

A Universidade apresenta ao público seis projetos que já são realizados pela instituição e que estão diretamente ligados à preservação do meio ambiente. Trabalhos desenvolvidos dentro da UNITAU, em escolas municipais e que envolvem também a comunidade.

Quem passar pelo evento ainda terá a oportunidade de conhecer diferentes tipos de méis e levar brindes para casa, como mudas de árvores nativas e adubo (húmus de minhoca). As atividades encerram às 17h.

“Temos visto nos últimos anos os problemas causados pelas queimadas e pelo desmatamento, por exemplo. Então esse evento é uma importante oportunidade de conscientização sobre a sustentabilidade”, afirma a Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, coordenadora do UNITAU na sua vida.

Entre as iniciativas que serão apresentadas no próximo sábado, na Avenida do Povo, estão “Natureza e criança: aprendendo com animais e plantas”; “Horta e PANC nas escolas”; “Arranjo produtivo local do mel”; “Exploradores da natureza”; “Sabores e saber do campo”; e “Análise de solos”.

“No projeto das hortas, nossos bolsistas ensinam estudantes a plantar nas escolas. Os alunos mesmo quem cuidam das hortas, os funcionários que produzem os alimentos também recebem uma formação e dicas para consumo. A ideia é estimular uma alimentação mais natural e menos industrializada”, explica.

Lançamento do Aves do campus

Também no Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a UNITAU lança nas plataformas digitais o guia Aves do campus. O projeto, iniciado neste ano, faz o registro de espécies que são encontradas dentro da Universidade. A proposta é revelar a diversidade da fauna na região e despertar a atenção da comunidade para a importância da preservação das espécies.

Aluna do primeiro semestre do curso de Agronomia da UNITAU e responsável pelas fotografias, Júlia Santos Pereira de Oliveira conta que o projeto nasceu por acaso. Formada em Biologia pela Universidade, ela descobriu o gosto pela fotografia na primeira graduação e passou a fazer registros com frequência durante as atividades acadêmicas.

“Um dia, tinha um grupo plantando alface na horta do departamento de Ciências Agrárias e eu fiz uma foto de uma ave que comia todas as borboletas. As borboletas são prejudiciais para o plantio, porque elas botam ovos na folha, nascem as lagartas e elas acabam destruindo a plantação. Então eu mandei a foto para identificação e descobrimos que era uma maria-preta-de-penacho”, conta Julia.

O guia de lançamento do projeto traz imagens dessa e de outras aves, um total de 10 pássaros que voam pelo campus das Ciências Agrárias. Futuramente, o guia deve abranger outras espécies da fauna e também da flora.

Veja o guia completo aqui!

UNITAU reforça ações de sustentabilidade

Prestes a completar o primeiro ano da segunda gestão, a Reitora Profa. Dra.

Dra. Nara Lucia Perondi Fortes destaca que a Universidade trabalha para alinhar o ensino, os projetos de extensão e as pesquisas com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que compõem a agenda 2030 da ONU.

“A Sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental são dois dos quatro pilares sobre os quais foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNITAU para o quadriênio 2022/2026. O ensino, a pesquisa e a extensão seguem em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma a Reitora.

O PDI da UNITAU contempla quatro ODSs: Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

“As nossas estratégias se baseiam nesse documento. Assim vamos nos tornar cada vez mais sustentáveis e competitivos, reforçando a tradição que a UNITAU tem nesses quase 50 anos dedicados à qualidade no ensino, à inovação e ao cuidado com as pessoas”, afirma a Reitora.

Serviço

Dia 03/06 – UNITAU na sua vida, das 9h às 17h

Local: Avenida Walter Thaumaturgo     

Dia 05/06 – Plantio de árvores

Local: Colégio Doutor Alfredo José Balbi (rua dos Operários, 153), às 10h         

Dia 05/06 – Lançamento do Aves do campus

Local: nas plataformas digitais

ACOM/ UNITAU