Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3N71c3s

02/06/2023 10h16 ⋅ Atualizada em 02/06/2023 10h17

Arquitetura e Urbanismo, alunos, Conhecimento, Arquitetura

Na última sexta-feira (26), o Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté recebeu o arquiteto e diretor técnico da “Taipal Brasil”, André Falleiros Heise, para ministrar um workshop com o tema “Arquitetura de terra: boas práticas de projeto”, idealizado pela Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarzzo e pela egressa Carolina Landroni Miranda.

O evento convidou o arquiteto e membro da equipe da “Taipal Brasil”, uma empresa especializada na produção de paredes naturais de terra e referência no mercado arquitetônico nacional, para apresentar aos professores, aos alunos e aos egressos os conhecimentos técnicos para o uso de substratos em produções arquitetônicas.

A docente da disciplina de “Arquitetura de interiores” e idealizadora da reunião, Profa. Ma. Anne Ketherine Zanetti Matarazzo, comenta sobre a importância do workshop. “A vivência irá alavancar imensamente o desempenho profissional dos alunos. Primeiro, porque a arquitetura de terra é uma tendência no mercado arquitetônico atual e também porque ela é um meio para a aplicação da sustentabilidade no cenário da construção civil, que cada vez mais está sendo exigida pelo mercado. Então, o evento preparou os alunos ainda em formação, por meio do compartilhamento de orientações técnicas com um profissional de destaque, para as futuras demandas do mercado de trabalho no qual eles estarão inseridos”.

A professora comenta também sobre proporcionar debates entre os universitários e os profissionais que já atuam no mercado de trabalho. “É válido mencionar os diversos benefícios proporcionados por eventos que vão além da sala de aula: eles difundem novos conteúdos aos universitários, que vão contribuir de forma positiva em suas formações acadêmicas; promovem trocas enriquecedoras com profissionais atuantes na área e, até mesmo, vislumbram a apresentação de atuações diferenciadas que o arquiteto pode escolher”.

Durante o encontro, o público pôde interagir constantemente com o palestrante, que mostrou a história das técnicas, as diversas aplicações, os tipos e os desafios do uso da terra na Arquitetura, além de compartilhar vivências profissionais com os presentes. A egressa Mariana Pereira Martins destaca as suas impressões sobre a experiência. “Desde a graduação, eu tenho bastante interesse pelo assunto abordado. O evento foi uma grande oportunidade para conhecermos novas técnicas de construção e foi responsável por abrir as nossas perspectivas para a adesão da terra no nosso cotidiano, que vem se mostrando uma tendência no mercado por ser uma arquitetura que mistura ‘o antigo’, com ‘o moderno’ e com a ‘biofilia’ (amor às coisas vivas)”.

Ana Patrícia Marinho