Grupo de estudantes de Direito mira o acesso facilitado aos serviços jurídicos por meio da Inteligência Artificial | Foto: Leonardo Oliveira/ ACOM-UNI

Alunos e professor da UNITAU criam grupo de estudos pioneiro no país sobre Direito Digital, Inteligência Artificial e Inovações Tecnológicas

Link curto: https://unitau.me/3OKkLjk

01/06/2023 10h33 ⋅ Atualizada em 01/06/2023 16h19

Oportunidade, Comunidade, Grupo de Estudos, ALUNO, Inteligência Artificial (IA), Tecnologia, Inovação, Pesquisa, Extensão, Escritório de Assistência Jurídica, Direito

O Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) tem um novo grupo de estudos, o Nex Law. A atividade reúne alunos(as) e professores em torno de debates sobre Inovações Tecnológicas, Inteligência Artificial (IA) e Direito Digital. Os encontros acontecem semanalmente, às quintas-feiras, das 17h às 19h e o grupo está entre os dez primeiros do Brasil a aprofundar as discussões que aliam o Direito e a tecnologia para soluções que ajudem advogados e sociedade.

A ideia partiu do estudante do sétimo período de Direito, Leonardo Lourenço da Silva, diante de uma curiosidade estimulada pela sua vivência como estagiário no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), um projeto de extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Prática Jurídica da UNITAU, que presta auxílio jurídico gratuito para a população. Nele, Leonardo pôde identificar pontos de melhorias no funcionamento de instituições jurídicas do país e, assim, começou a estudar soluções considerando a Inteligência Artificial. “No EAJ, eu percebi que, para obter uma informação sobre um processo em alguma instituição jurídica, particular ou pública, você tem que ligar e torcer para o advogado atender. Caso essa tática não funcione, resta o deslocamento. Só que, no caso do EAJ, a grande maioria dos interessados não têm condições financeiras para se deslocar toda vez que precisam de informações. Então, reconheci o problema e comecei a pensar em maneiras de solucioná-lo, até mesmo com aplicações de Inovações Tecnológicas e Inteligência Artificial”, conta Leonardo. Aliando o ensino, a pesquisa e a extensão, a iniciativa de Leonardo tomou forma, se tornou um grupo de estudos com cerca de 70 alunos e é o primeiro passo para o que deve se transformar em uma pesquisa acadêmica pioneira.

A proposta do Nex Law, portanto, é simplificar a vida das pessoas, sejam profissionais ou interessados pelo serviço. “Nós temos um empecilho no Direito: ele nem sempre é acessível a todos. Então quando nós falamos de Inovação Jurídica, por exemplo, nós falamos em facilitar o acesso à Justiça, por meio de tecnologias que facilitem a comunicação entre advogado e cliente e aprimorar as etapas do trabalho jurídico. Então, um chatbot jurídico, por exemplo, facilitaria a verificação do andamento de processos. Ou ainda, uma Inteligência Artificial que traduza a linguagem jurídica para uma linguagem cotidiana. Isso também seria um meio de facilitar esse acesso e trazer um estilo de comunicação que alcance mais pessoas”, complementa Leonardo.

Ao lado dele, Bertino Salgado, estudante do sétimo período de Direito, também conduz o grupo e percebe a iniciativa como uma oportunidade para a formação continuada. “O Direito Digital transformou-se em uma necessidade para a profissão do advogado porque essas novas tecnologias começaram a fazer uma revolução no mundo do Direito. Então, se o advogado não se atualizar sobre as alterações que estão acontecendo, ficará perdido. Portanto, há a necessidade de regulamentar esses conhecimentos, em relação às questões econômicas, éticas e jurídicas. Estamos buscando entender, atualizarmo-nos e prepararmo-nos para o mercado de trabalho”, comenta Bertino.

Leonardo Oliveira, Prof. Dr. Edwagner dos Santos e Bertino Salgado lideram o grupo Nex Law da Universidade de Taubaté. | Foto: Samira Zanatelli/ACOM-UNITAU

Prof. Me. Marcos Edwagner Salgado dos Santos, professor da disciplina de Direito Digital no Departamento de Ciências Jurídicas e orientador do grupo de estudos, explica que o envolvimento dos estudantes em iniciativas com esta contribui em uma via de mão dupla, aliando a prática à qualidade de ensino, refletindo na qualidade dos profissionais no mercado de trabalho e, consequentemente, gerando benefício para a sociedade, de maneira geral. “O profissional do Direito tem várias formas de trabalhar, seja como advogado, procurador, juiz, etc, e esse aprofundamento proporcionado pelo grupo de estudos abre mais uma possibilidade a ele: a tecnologia. Isso vai unir o conhecimento jurídico com o conhecimento tecnológico e o aluno de hoje e profissional de amanhã saberá falar as duas línguas, trazendo uma otimização do serviço para um escritório de advocacia, por exemplo, gerando, consequentemente, uma logística e atendimento ao cliente melhores”, explica o professor.

Os interessados em entrar no grupo de estudos podem adicionar os seus nomes na lista de espera e acompanhar os eventos a serem promovidos pelo “NexLaw”. Para mais informações, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho