Alunos durante plantio de horta no Projeto de Extensão Saberes e Sabores do Campo/ Foto: Leonardo Oliveira/UNITAU

UNITAU realiza série de ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Link curto: https://unitau.me/3MHeand

30/05/2023 17h36 ⋅ Atualizada em 05/06/2023 16h43

CICTED, Ciências Agrárias, Extensão, UNITAU na sua vida, UNITAU

 

Olhar para o passado, agir no presente para construir um futuro mais sustentável. Na semana do Dia Nacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza uma série de eventos para reforçar a importância da data.

As ações evidenciam o papel social e transformador da instituição e têm o objetivo de conscientizar funcionários, alunos e também a comunidade. Entre as novidades está o lançamento de um protocolo oficial de emissão e compensação de carbono que passa a ser aplicado em todos os eventos da Universidade.

A programação tem início no dia 3 de junho, a partir das 9h, quando a avenida Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo) recebe uma edição especial do projeto Unitau na sua vida, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão. A atividade integra a programação do mutirão do lixo eletrônico realizado pela prefeitura de Taubaté.

A Universidade apresenta ao público seis projetos que já são realizados pela instituição e que estão diretamente ligados à preservação do meio ambiente. Trabalhos desenvolvidos dentro da UNITAU, em escolas municipais e que envolvem também a comunidade.

“Temos visto nos últimos anos os problemas causados pelas queimadas e pelo desmatamento, por exemplo. Então esse evento é uma importante oportunidade de conscientização sobre a sustentabilidade”, afirma a Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, coordenadora do UNITAU na sua vida.

Entre as iniciativas que serão apresentadas no próximo sábado, na Avenida do Povo, estão “Natureza e criança: aprendendo com animais e plantas”; “Horta e PANC nas escolas”; “Arranjo produtivo local do mel”; “Exploradores da natureza”; “Sabores e saber do campo”; e “Análise de solos”.

“No projeto das hortas, nossos bolsistas ensinam estudantes a plantar nas escolas. Os alunos mesmo quem cuidam das hortas, os funcionários que produzem os alimentos também recebem uma formação e dicas para consumo. A ideia é estimular uma alimentação mais natural e menos industrializada já que a produção dessa última tem grande impacto no meio ambiente”, explica.

Os participantes que passarem pelo evento ainda terão a oportunidade de conhecer diferentes tipos de méis e levar brindes para casa, como mudas de árvores nativas e adubo (húmus de minhoca). As atividades encerram às 17h.

Cicted e do Protocolo de emissão e compensação de carbono

Outro destaque da programação da Semana acontece no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, às 10h. A UNITAU aproveita a data para lançar a 12ª edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted), que será realizado em outubro, e o protocolo oficial de emissão e compensação de CO2 que passa a ser utilizado em todos os eventos da Universidade.

Baseado no cálculo realizado pelo Centro UNITAU Sustentável (CEUS) das emissões de carbono do Cicted de 2022, alunos do ensino fundamental do Colégio Doutor Alfredo José Balbi fazem o plantio de árvores na unidade escolar já como parte da compensação referente ao evento do ano passado.

“Para esse cálculo, consideramos a quantidade de resíduos orgânicos enviada para o aterro sanitário, a quantidade de CO2 emitida pelo consumo de energia elétrica e água, pelo deslocamento de ônibus escolares de outros municípios e pelo deslocamento dos professores e alunos até o local do evento e pela geração de esgoto. Pelos resultados, a UNITAU deve plantar 43 árvores”, explica o Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do CEUS.

A Profa. Dra. Juliana Bussollotti, presidente da comissão organizadora do Cicted, explica que o evento deste ano acompanha a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e reforça a preocupação da Universidade com a causa ambiental.

“No Cicted 2022 trabalhamos dois pilares, a sustentabilidade e a acessibilidade. Agora, com essa ação, de lançamento do protocolo de compensação de carbono, reforçamos que a sustentabilidade continua sendo pauta do Cicted 2023”, afirma a Profa. Dra. Juliana Bussolotti. 

Lançamento do Aves do campus

Também no Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a UNITAU lança nas plataformas digitais o guia Aves do campus. O projeto, iniciado neste ano, faz o registro de espécies que são encontradas dentro da Universidade. A proposta é revelar a diversidade da fauna na região e despertar para a importância da preservação das espécies.

Aluna do primeiro semestre do curso de Agronomia da UNITAU e responsável pelas fotografias, Júlia Santos Pereira de Oliveira conta que o projeto nasceu por acaso. Formada em Biologia pela Universidade, ela descobriu o gosto pela fotografia na primeira graduação e passou a fazer registros com frequência durante as atividades acadêmicas.

“Um dia, tinha um grupo plantando alface na horta do departamento de Ciências Agrárias e eu fiz uma foto de uma ave que comia todas as borboletas. As borboletas são prejudiciais para o plantio, porque elas botam ovos na folha, nascem as lagartas e elas acabam destruindo a plantação. Então eu mandei a foto para identificação e descobrimos que era uma maria-preta-de-penacho”, conta Julia.

O guia de lançamento do projeto traz imagens dessa e de outras aves, um total de 10 pássaros que voam pelo campus das Ciências Agrárias. Futuramente, o guia deve abranger outras espécies da fauna e também da flora. Confira o guia aqui!

Tucano flagrado pelo projeto Aves do campus/ Foto: Júlia Santos Pereira de Oliveira

Tucano flagrado pelo projeto Aves do campus/ Foto: Júlia Santos Pereira de Oliveira

 

UNITAU reforça ações de sustentabilidade

Prestes a completar o primeiro ano da segunda gestão, a Reitora Profa. Dra. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes destaca que a Universidade trabalha para alinhar os projetos com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que compõem a agenda 2030 da ONU.

“A Sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental são dois dos quatro pilares sobre os quais foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNITAU para o quadriênio 2022/2026. O ensino, a pesquisa e a extensão seguem em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma a Reitora.

O PDI da UNITAU contempla quatro ODSs: Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

“As nossas estratégias se baseiam nesse documento. Assim vamos nos tornar cada vez mais sustentáveis e competitivos, reforçando a tradição que a UNITAU tem nesses quase 50 anos dedicados à qualidade no ensino, à inovação e ao cuidado com as pessoas”, afirma a Reitora.

Serviço:

Dia 03/06 – UNITAU na sua vida, das 9h às 17h

Local: Avenida Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo)

Dia 05/06 – Plantio de árvores

Local: Colégio UNITAU (Rua dos Operários, 153), às 10h         

Dia 05/06 – Lançamento do Aves do campus

Local: nas plataformas digitais

ACOM/ UNITAU