Ligas de Oncologia e de Diagnóstico oral e maxilofacial durante atendimento na cidade de Lorena

Liga de Oncologia da Medicina UNITAU realiza cerca de 200 atendimentos gratuitos em Lorena

Link curto: https://unitau.me/3OQ4wBr

29/05/2023 10h26

Comunidade, Odontologia, Medicina

Promoção da saúde por meio do diagnóstico precoce dos casos de câncer é o objetivo do trabalho realizado pela Liga de Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) desde 1997, quando foi fundada. Na ação mais recente, realizada no sábado, dia 20 de maio, cerca de 200 pessoas foram atendidas gratuitamente na cidade de Lorena.

O coordenador da Liga de Oncologia do curso de Medicina, campus Taubaté, Prof. Dr. Flávio Luiz Lima Salgado, conta que os atendimentos são realizados por meio de um convênio com entidades de saúde da cidade e envolvem médicos e universitários do curso de Medicina.

“Os alunos recebem um treinamento específico de como deve ser feita a abordagem do paciente, para depois ser examinado. Nós temos alunos do sexto ano que são coordenadores e vão ensinando os alunos mais novos, enquanto supervisiono todas as salas. Eles sabem qual é o objetivo, a abordagem inicial do paciente e o exame físico para a detecção precoce do câncer”, explica o Prof. Dr. Flávio.

Em 26 anos de iniciativa, a Liga de Oncologia já recebeu várias homenagens e, em 2013, ficou em primeiro lugar no estado de São Paulo com o prêmio Doutor Cidadão, instituído pela Associação Paulista de Medicina, que distingue trabalhos de médicos que promovem a cidadania em conjunto com a Medicina.

“O benefício é muito grande, porque os alunos começam a ter contato com os pacientes e com a realidade da saúde brasileira. Além disso, o paciente está fora de um ambiente hospitalar, diferentemente do que os graduandos estão acostumados nos hospitais. E como a gente visa à humanização do atendimento, entrevistas com qualidade e tempo de consulta, eles acabam aprimorando uma forma de atendimento muito boa dentro da formação de um jovem médico. Podemos dizer que eles praticam a Medicina como ela deve ser praticada”, afirma o professor.

O respeito, a acolhida e a atenção a cada pessoa são alguns dos pilares dos atendimentos voltados ao diagnóstico do câncer de mama, de próstata, de pele e de colo de útero. Cada consulta dura em média 20 minutos, isso para que cada paciente seja muito bem examinado. O resultado de tanta dedicação dos integrantes da liga é que muitos se tornaram “clientes” do projeto.

“Posso dizer que temos ‘clientela’ nas cidades nas quais a gente retorna. Desde 2006, vamos a Lorena, de forma ininterrupta. Então, lá, estamos completando quase 20 anos de campanha. E a Liga também é importante para a sociedade, porque é um reconhecimento da dedicação dos médicos e melhora a impressão popular em relação aos profissionais. A sociedade e os alunos ficam extremamente gratos. Nessa última visita a Lorena, foi a despedida da turma 55, que se formou na última sexta-feira (26). Os nove alunos formandos choraram e fizeram depoimentos ao final dos trabalhos, para sensibilizar os mais jovens”, conta o coordenador da Liga.

Liga de Diagnóstico oral e maxilofacial

Desde 2008, a Liga de Diagnóstico oral e maxilofacial, do Departamento de Odontologia da UNITAU, participa dos atendimentos realizados pela Liga de Oncologia da Medicina a convite dos idealizadores do projeto.

“O câncer de boca é um dos tipos da doença mais diagnosticados entre os brasileiros, por isso é tão importante esse trabalho conjunto entre a Odontologia e a Medicina”, explica a Profa. Dra. Ana Paula Lima Guidi Damasceno, que acompanhou os alunos do curso de Odontologia na última edição, em Lorena.

A professora reforça que o principal objetivo da ação é a prevenção, por isso o público é orientado sobre a importância do autoexame na cavidade bucal e sobre os fatores de risco para o câncer de boca, como o consumo de álcool, o uso de drogas e de cigarros.

“Nas nossas consultas, tentamos identificar esses fatores de risco. Em cidades com muitos trabalhadores rurais também falamos muito sobre a importância do uso do protetor solar labial e de chapéu ou boné para evitar o câncer nos lábios, já que eles acabam ficando mais expostos ao sol”, conta a Profa. Dra. Ana Paula.

Segundo a professora, é gratificante perceber que, além de oferecer o atendimento humanizado, os participantes estão ajudando na mudança de comportamento dos pacientes, especialmente os homens.

“Antes, os homens tinham preconceito de fazer o exame de próstata, por exemplo. Hoje, recebemos centenas de pacientes em cada edição. A população acolheu a iniciativa e entendeu a importância de fazer os exames e do nosso trabalho de prevenção”, diz.

ACOM/ UNITAU