Crianças durante contação de histórias de projeto de extensão da UNITAU. | Foto: Flávia Cabral

SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO RECEBE PROJETO "UNITAU NA SUA VIDA"

Link curto: https://unitau.me/437Zjcs

26/05/2023 20h50 ⋅ Atualizada em 01/06/2023 11h47

UNITAU, UNITAU na sua vida, Projeto de Extensão, Pro-reitoria de Extensão, Cultura, Atendimento

No último domingo, 21 de maio, o projeto de extensão “UNITAU na sua vida” reuniu alunos e professores em uma tarde com diversas atividades para entreter e ensinar as crianças.
A programação foi variada e contou com projetos voltados para a área de humanidades, entre eles o Contos e Encantos, Prevenção de Acidentes na Infância, Pequeno Cientista, Show da Física, Educação Patrimonial, Controle Ambiental, Comida Cantada e o projeto internacional Hospital do Ursinho. Além disso, alunos do curso de Letras participaram de uma apresentação musical.

Estande inflável da UNITAU recebe a comunidade no Sítio do Pica-pau Amarelo | Foto: Flávia Cabral

A professora do curso de Pedagogia, Cleusa Vieira da Costa, comentou que a UNITAU está em sua vida diariamente. Isso porque, além dela, o marido também é servidor da Universidade.
“A UNITAU está presente em nossa casa. Todos os dias nós discutimos, conversamos e vivenciamos a Universidade, inclusive na nossa cidade, porque também participamos de projetos sociais, então a UNITAU está sempre presente”, conta.
A aluna do quinto semestre de Pedagogia, Juliana de Mello Camargo de Souza comenta que atividades como essa são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
“ A UNITAU dá muitas opções para você crescer (...). Não só fazer as aulas, se formar e pegar o diploma. A gente pode participar de projetos como o UNITAU na sua vida, ganhar bolsas, tem projetos que são remunerados também. Tudo isso contribui muito para o nosso crescimento”.

UNITAU na sua vida

Aproximar a Universidade da comunidade. Esse é um dos objetivos dos projetos de extensão como o UNITAU na sua vida. Além de integrar a instituição e a população, eles são uma forma de o aluno colocar em prática o que aprende em sala de aula.
“A gente percebe que o modelo ideal é que o ensino ultrapasse os muros da Universidade e que o conhecimento científico seja aplicado de forma simples, prática, intuitiva e que possa contribuir para vida prática das pessoas, entendendo as realidades sociais que a gente vive”, afirma o Prof. Me. Ricardo Marcitelli, médico pediatra e coordenador do projeto de extensão “Prevenção de acidentes da infância”.

Josiane posa com suas filhas, Yasmin e Giovana.| Foto: Flávia Cabral

A egressa da UNITAU Josiane Maria de Paiva Campos participou das atividades e se comoveu ao relembrar o apoio que teve durante a gravidez da filha mais nova, que aconteceu durante o fim do curso de Ciências Contábeis.
“A faculdade é uma época da vida que a gente não esquece. O aprendizado, as experiências, os amigos e colegas. E no último ano, então, foi a melhor experiência que eu tive, porque eu contei com o apoio dos professores. Todos me ajudaram. Eu tive que me ausentar por dois meses, depois minha filha nasceu e eles me deram diversos trabalhos, os amigos também ajudaram.”
Hoje, ela pensa em voltar a estudar na UNITAU e buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. A confiança no ensino da Universidade é grande. Prova disso é que a filha mais velha, Yasmin, está matriculada no curso de Odontologia.
Adriano Alberto Casagrande, pai do aluno de Letras Gabriel Henrique, mora em Pindamonhangaba e foi conferir a atividade no Sítio do Picapau Amarelo. Ele fala com orgulho do envolvimento do filho com a Universidade.
“A indicação sempre foi a UNITAU, desde adolescente. A gente sempre ouviu falar que a Universidade tinha vários campi, várias opções, e foi muito importante ter essa porta aberta, porque queríamos nosso filho perto da gente e com uma estrutura muito boa, que é o que a UNITAU oferece”.

Expansão

O projeto Unitau na sua vida está presente na comunidade de Taubaté pelo menos uma vez por mês. A ideia é expandir a programação e também o sentimento de pertencimento à Universidade. A Profa. Dra. Amanda Romão de Paiva, coordenadora do UNITAU na sua vida, destaca os próximos passos do programa.
“Primeiro, obviamente, a gente está começando pelos bairros, pelos locais aqui da cidade, mas a ideia é expandir para outros municípios, porque a UNITAU não está presente só na vida das pessoas em Taubaté e, sim, de toda a região.”

Confira as imagens do UNITAU na sua vida no Sítio do Pica-pau Amarelo

UNITAU NA SUA VIDA - SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Compromisso com a comunidade. Universidade do futuro, UNITAU.
Bia Sanas Zamboni