(Foto: Letícia Botan/ACOM UNITAU)

UNITAU promove plantão do Mutirão de Imposto de Renda neste fim de semana

Link curto: https://unitau.me/3MTwtXy

25/05/2023 08h32

Imposto de renda, Mutirão, Ciências Contábeis

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, neste fim semana, o plantão de encerramento do Mutirão de Imposto de Renda, no Departamento de Gestão e Negócios (GEN). A atividade busca auxiliar a comunidade no processo de declaração do imposto.

O mutirão começou no último dia 13 e conta com 20 alunos do curso de Ciências Contábeis supervisionados por professores. Os serviços à população se encerram no último fim de semana de maio. No sábado (27), os atendimentos acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já no domingo (28), o horário será reduzido, das 9h às 12h.

Os atendimentos são realizados de maneira gratuita e por ordem de chegada, portanto não é necessário o agendamento prévio. Para receber as orientações, é necessário levar os seguintes documentos: informes de rendimentos, comprovantes de pagamentos ou recibos de consultas médicas, de plano de saúde, de despesas com educação assim como as cópias da última declaração de Imposto de Renda (caso tenha declarado nos últimos cinco anos) e dos documentos de aquisição ou venda de imóvel e veículo (caso tenha realizado alguma transação deste gênero em 2022).

A expectativa para este ano é de concluir 100 atendimentos, envolvendo a população em geral e os microempreendedores individuais (MEI) da região.

Para o Prof. Esp. Celso Alves dos Santos, essa ação oferecida pela UNITAU desde 2017 traz benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade. “Com a falta da correção da tabela progressiva de Imposto de Renda, muitas pessoas passaram a ter a obrigatoriedade da apresentação da declaração, e o mutirão vem para esclarecer e para dar consultoria para a comunidade. Além disso, prestar essa consultoria para a população é uma forma de os alunos colocarem em prática o que é aprendido nas aulas teóricas”, analisa.

O Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU está localizado na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Centro – Taubaté.

Letícia Botan