(Foto: Jaíne Monteiro/ACOM UNITAU)

Dia Mundial da Diversidade Cultural enfatiza apoio às iniciativas artísticas

Link curto: https://unitau.me/41XVdSP

21/05/2023 10h21

Cultura, UNITAU Cultural

 

Neste domingo (21), é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural, data aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O marco reconhece o quão necessário é o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacifica mundial.

A data é uma ocasião para promover a reflexão sobre a diversidade cultural e artística. Além de ressaltar a importância de iniciativas de popularizar a arte por meio da música, do teatro, da dança, entre muitas outras manifestações artísticas e culturais.

A Universidade de Taubaté (UNITAU) conta com a Fundação de Arte da Universidade de Taubaté (FUNAC) que tem o propósito de difundir ações culturais. A FUNAC trabalha com quatro núcleos artísticos: música instrumental, coral, teatro e dança. O Presidente da FUNAC, Prof. Me. Acácio de Toledo Netto, fala sobre os projetos para esses núcleos. “Atualmente estamos desenvolvendo vários projetos, alguns deles em parceria com outras instituições. Neste ano, recebemos o Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS) com peças gratuitas e abertas para a população, no Departamento de Arquitetura. Além disso, estamos com proposta de iniciar um coral da Universidade composto por servidores e alunos para entrosar toda a comunidade acadêmica”, afirma.

O professor cita os requisitos para fazer parte de um dos quatro núcleos artísticos. “A princípio estes núcleos artísticos da universidade seguem um regime de estatuto, e irão atuar nas áreas de educação, comunicação, arte, cultura e turismo, a FUNAC hoje passa por uma reestruturação e uma nova equipe está sendo escolhida”, comenta.

UNITAU Cultural: arte e educação

Outra iniciativa adotada pela Instituição é o UNITAU Cultural, implementado pela Pró-reitoria Estudantil (PRE), a Prof. Dra. Alexandra Magna Rodrigues explica a ação e suas vertentes. “Este projeto é uma iniciativa institucional da UNITAU por meio da Pró-reitoria Estudantil que se caracteriza como uma iniciativa de cunho sociocultural. O projeto UNITAU Cultural tem três frentes: UNITAU Cultural Museu, Cine Clube Estudantil e a inserção de cultura em eventos institucionais. Considerando a função sociocultural da universidade e sua inserção na região, a proposta deste projeto é promover cultura e integração”, diz.

A Pró-reitora destaca ainda a valorização de alunos que são artistas. “O Ensino Superior vai muito além do aspecto acadêmico e científico. A UNITAU entende que também desempenha um papel importante na promoção da cultura e das artes. Por isso, a valorização da arte e dos artistas contribui para um ambiente acadêmico mais rico e diversificado, estimulando a criatividade, a expressão pessoal e a apreciação estética, além de trabalhar o vínculo institucional e reconhecer os talentos e as habilidades que existem também fora da sala de aula”, finaliza.

Para saber mais sobre o UNITAU Cultural, clique aqui.

Elifas Magalhães 

ACOM UNITAU