(Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Projeto de extensão "Sabores e saberes do campo" faz mutirão para plantio na horta pedagógica da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3nTSdZO

15/05/2023 14h24 ⋅ Atualizada em 15/05/2023 14h26

Sabores e saberes do campo, Nutrição

O prédio anexo do Campus Bom Conselho da Universidade de Taubaté (UNITAU) agora conta com uma horta pedagógica. A iniciativa do projeto de extensão Sabores e saberes do campo integra os cursos de Agronomia, Nutrição e Medicina Veterinária.

A implantação da horta foi inspirada nos Objetivos do desenvolvimento sustentável para 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU) de número 2, que consiste em “[...] acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”. A meta do grupo é a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e sustentável.

Os alunos foram responsáveis por todo o processo de elaboração do projeto: desde a construção dos canteiros, até o plantio de diversas mudas de temperos, ervas e plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Mudas de melissa, capim-limão, louro, capuchinha, entre outros temperos e chás, foram plantadas no novo espaço.

A aluna do quinto período de Nutrição Raphaela da Silva Reis relata a experiência na atividade. “Eu faço parte do projeto já há alguns meses e foi muito legal poder colaborar com o início da horta pedagógica. A experiência de ter contato direto com o alimento foi muito boa e acredito que seja uma oportunidade maravilhosa para os alunos da UNITAU. Hoje em dia, é muito comum que as pessoas não reconheçam frutas, verduras e legumes. Eu mesma, apesar de consumir bastante, no dia do plantio, pude conhecer e plantar algumas plantas novas”, conta.

A prática permitiu que os alunos aplicassem os conhecimentos obtidos nas salas de aula, além de terem acesso a novas informações e experiências sobre a produção de alimentos e o funcionamento de um quintal produtivo.

“Os conhecimentos sobre a aproximação da comunidade com o alimento, o reconhecimento de várias plantas, o contato direto com as PANCs, a importância dos alimentos in natura e, minimamente, processados, entre muitos outros, puderam ser aplicados na horta pedagógica”, explica Raphaela.

A Profa. Ma. Michele Gilaberte Ribeiro, docente de Nutrição, comenta sobre as metas da inauguração da horta. “Nós (docentes) temos como puro objetivo fazer a aproximação dos alunos com a origem do alimento e apresentar alguns alimentos que caíram em desuso e que têm sido subutilizados na sociedade: as PANCs”.

Para mais informações sobre os próximos passos do Sabores e saberes do campo, acesse este link.

Ana Patrícia Marinho