Foto: João Rangel/ACOM UNITAU

Alunos de Medicina realizam 35ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes

Link curto: https://unitau.me/3IaKxsO

15/05/2023 10h54 ⋅ Atualizada em 15/05/2023 11h21

Serviços, UNITAU, Medicina

 

Conscientizar e alertar as pessoas sobre os riscos de doenças como hipertensão e diabetes. Esse é o objetivo da 35ª Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes realizada pelos alunos do curso de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU). A atividade começou no dia 5 de maio na Casa São Francisco de Idosos, passou pelo Centro de Convivência do Idoso Três Marias e chega na Praça Dom Epaminondas a partir desta segunda-feira (15). 

A aluna do 3º período de Medicina, Lívia de Paula de Oliveira, explica como as atividades são organizadas. “O evento é organizado em três estações: na primeira estação são feitas perguntas de anamnese, o atendente irá perguntar para o paciente perguntas básicas, com o intuito de nortear as próximas estações. Na segunda estação, o foco é [analisar a] pressão arterial por meio da aferição da pressão e na terceira estação ocorrerá a medição da glicemia. Na segunda e terceira etapas os alunos fazem orientações [de saúde] ao paciente”. 

Para a universitária do 2º período, Tainara de Paula Oliveira Campos, a participação no projeto é positiva, pois propicia a conexão com a população. “Para mim é muito gratificante poder estar aqui e passar essas informações para a população, além de aprender com os pacientes, pois eles aprendem conosco. Mas, nós também aprendemos muito com eles também, principalmente falando de alunos que estão no começo do curso, como eu, já temos a oportunidade de ter experiências deste porte, é algo realmente para nos deixar cheios de gratidão”. 

Uma das responsáveis pela atividade, a Profa. Dra. Natália Abou Hala Nunes, pontua a relevância de alertar os moradores sobre o risco do diabetes e da hipertensão. “É importante conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento destas doenças, para que as pessoas desenvolvam um senso da importância do cuidado individual, de forma a melhorar sua qualidade de vida e diminuir a incidência de doenças que afetam o bem-estar e a longevidade”.  

Os atendimentos gratuitos da Semana de Prevenção à Diabetes e Hipertensão acontecem até o próximo sábado (20) na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté.  

Elifas Magalhães 

ACOM UNITAU