Foto: Caio Pascoal/ACOM UNITAU

Aluno de Letras publica obra de ficção

Link curto: https://unitau.me/42stta3

12/05/2023 09h32 ⋅ Atualizada em 12/05/2023 10h00

Ensino Superior, Aluno, Letras

Aos 21 anos, o aluno André Fernandes Buzzetti, do curso de Letras da Universidade de Taubaté (UNITAU), já conta com um livro publicado, A Trupe Carmesim, além de outras obras escritas e que estão em desenvolvimento. A Trupe Carmesim é uma história ficcional, que se aproxima da realidade de um mundo distópico, regido por um governo ditatorial.

Ao escrever, André demonstra a intenção de causar nos leitores das obras dele o mesmo que ele sentiu quando leu o primeiro livro de que gostou de fato, um sentimento de conexão, conforto e interesse pela leitura. Para ele, as artes desenvolvem um papel importante para o viver. ‘‘A arte, de modo geral, a literatura, a música, a pintura e a moda são essenciais não só para o ser, mas também para a vida inteira’’, enfatiza.

Para o Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, docente de Literatura Portuguesa do curso de Letras, os bons escritores têm um papel relevante. ‘‘Além de pensarem a sociedade em si, novos jeitos de essa sociedade se configurar, o lugar que ocupam as instituições, as tradições e as memórias e os novos avanços e uma sociedade desejada, pensam também o ser humano em sua mais íntima natureza, nos seus insondáveis mistérios a olho nu, mas que a literatura investiga como um escafandrista competente (mergulhador que, munido de um escafandro, faz investigações ou trabalha no fundo do mar ou dos rios)’’.

A inclinação para escrever já se demonstrava desde cedo, no Ensino Fundamental. ‘‘Eu não lembro exatamente quando foi isso, mas eu tenho muito claro na minha cabeça momentos em que eu fazia, no Ensino Fundamental – antes de fazer redações mesmo –, aquelas produções textuais bem simplesinhas, contos e coisas do tipo. Eu sempre gostei muito disso, desde que eu entendi o que era esse universo fantasioso especificamente’’, conta André.

Tudo começou mesmo quando um amigo pediu para André escrever uma cena para uma sessão de RPG (Role Playing Game, em tradução livre, jogo de interpretação de papéis). ‘‘Ele pediu pra eu melhorar uma cena. E ficou melhor que eu pensava e, a partir disso, no final de 2019, eu comecei a escrever de fato. E então foi praticamente um ano escrevendo e um ano entendendo e formatando tudo que eu precisava’’, explica André sobre a criação e o desenvolvimento de seu livro A trupe carmesim, publicado em 2022.

André está no 3º semestre do curso de Licenciatura em Letras, inglês e suas respectivas literaturas e conta que já conseguiu notar uma diferença muito grande entre o que produz hoje e o que escrevia quando não estava na faculdade.

‘‘O curso de Letras, para mim, serviu e serve perfeitamente em todos os aspectos. Para produzir textos, para ter um olhar crítico para a literatura e para ampliar o próprio repertório de palavras que eu acredito ser fundamental. Quanto maior for esse repertório, mais você pode elaborar os textos de maneira ampla e diversificada, se expressando da melhor forma possível’’.

André diz que isso tudo é muito positivo. E o que se aprende no curso, com o tempo, vai se interiorizando no dia a dia e acaba refletindo muito nas produções, nas criações das obras e afins.

Acerca do cenário atual de escritores contemporâneos, o professor vê ‘‘como fértil o universo da criação literária, tanto quanto o universo da circulação da literatura. Isso, por suas circunstâncias, afasta os lugares de privilégios, dos poucos eleitos, e democratiza a literatura para um círculo maior de leitores, que se inicia, ou não, nos círculos locais. Hoje, escreve-se para o mundo, mas o mundo pode começar em nosso quintal, em nossa aldeia’’.

Além de A Trupe Carmesim e outras obras, André se destaca também na produção de alguns contos, de poemas e de um romance inédito, A saga de Darkan, que podem ser acessados por meio de perfil no Instagram dele, @atsuyya_x21.

Vestibular de Inverno 2023

As inscrições para o Vestibular de inverno de 2023 da UNITAU começaram, nesta semana, e vão até o dia 28 de agosto. Podem ser realizadas inscrições para as provas online e presencial. A prova online pode ser realizada de forma gratuita diariamente, de segunda a sábado. A prova presencial acontecerá no dia 18 de junho, no Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da UNITAU. Dentre os cursos disponíveis, também estão abertas as inscrições para o curso de Letras. Saiba mais aqui.

Caio Pascoal | ACOM