Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU

Dia Internacional da Enfermagem destaca papel dos profissionais da saúde na sociedade

Link curto: https://unitau.me/3I4a4Up

12/05/2023 09h26 ⋅ Atualizada em 12/05/2023 09h59

Saúde, Enfermagem, Educação

Nesta sexta-feira (12), é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, um dos pilares da área da saúde. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira inglesa pioneira no tratamento de feridos de guerra e considerada responsável pela profissionalização da Enfermagem moderna, devido a sua compaixão e comprometimento com os pacientes, pelos novos modos de gestão hospitalar.

Além desse dia, no Brasil é comemorada a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio, uma homenagem à enfermeira brasileira Ana Néri, falecida no dia 20 de maio de 1880, considerada a primeira enfermeira voluntária brasileira ao integrar as tropas do país durante a Guerra do Paraguai.

Em celebração à data, os alunos da Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram, no dia 08 de maio, de uma audiência pública de homenagem na Câmara Municipal de Taubaté. Ainda como parte das comemorações, os estudantes do curso promovem um café no campus Bom Conselho, na manhã desta sexta-feira (12).

Professoras e alunas participam da abertura da Semana da Enfermagem na Câmara de Vereadores de Taubaté (Foto: Flávia Cabral)

História da Enfermagem

Apesar de a Enfermagem moderna ter sido estabelecida no século 19, com a obra de Nightingale, os primeiros registros da profissão datam do século dois a. C. na Índia, além de grandes trabalhos no período bizantino e na Europa Medieval.

Atualmente, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), 695.584 enfermeiros atuam em todo o território nacional, números que contam com a participação da UNITAU, que formou 367 profissionais entre 2012 e 2022.

Uma das principais carreiras dentro da área de saúde, a Enfermagem trabalha em parceria com as demais, visando ao melhor cuidado possível para o paciente. Os enfermeiros têm um papel crucial no cuidado com as pessoas, são os responsáveis por recolher informações sobre o estado de saúde dos pacientes, administrar medicamentos, elaborar curativos, entre outras funções.

Aluna do 7º período de Enfermagem da UNITAU, Ana Júlia Bocco, que também é presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso, explica a escolha por essa carreira. “A Enfermagem tem, como aspecto primordial, o cuidado com o doente. Afirmo diariamente que, além de olhar para a saúde, o cuidar, olhando a pessoa de forma holística, entendendo seus sentimentos, e poder vivenciar como a Enfermagem se entrega é maravilhoso”, descreve.

Apesar da importância da carreira, os profissionais ainda encontram desafios em suas jornadas, como as questões salariais e a reivindicação por melhores condições de trabalho.

É certo, os enfermeiros continuam buscando o melhor para seus pacientes. A missão do profissional na sociedade é destacada pela Profa. Ma. Maria Angela Petrini, coordenadora do curso: “exercer a sua ação no respeito pela dignidade do ser humano e pela liberdade de pensamento, responsabilizando todos os intervenientes no processo educativo, fomentando a valorização, a criatividade e a solidariedade”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O curso de Enfermagem da UNITAU atende dois itens entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Oferecendo uma Educação de Qualidade, a graduação foi avaliada com uma nota três pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e proporciona aos alunos o acesso a 13 laboratórios e a uma oficina de saúde mental.

Além do ensino em aula, os alunos do curso têm a oportunidade de praticar o aprendizado por meio de diversos projetos e de ações promovidas pela Universidade, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”. Ana Júlia comemora a participação nessas atividades. “Foi uma experiência muito enriquecedora. A UNITAU nos auxilia sempre a enxergar mais para a frente, mostra que a Enfermagem vai além do hospital e da atenção básica”.

Ademais, a UNITAU faz parte de outros projetos, como o Grupo de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Gavvis), o Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) e o Hospital do Ursinho. As atividades que envolvem a comunidade satisfazem a Saúde e Bem-estar, levando atendimentos de qualidade à população da região. A coordenadora do curso enfatiza a participação dos futuros enfermeiros nesses programas.

“A atuação dos alunos nos projetos estimula o desenvolvimento da sua totalidade, buscando sua identidade e sua realização pessoal e profissional. Elas transformam o acadêmico em um cidadão socialmente comprometido, capaz de contribuir para o crescimento de si e da comunidade”, declara a professora.

Samuel Guimarães