Feira de Oportunidades aproxima estudantes do mercado de trabalho e promove integração entre a comunidade acadêmica | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNI

Feira de Oportunidades da UNITAU apresenta leque de possibilidades profissionais e reforça o protagonismo estudantil

Link curto: https://unitau.me/41NWw7p

28/04/2023 17h30 ⋅ Atualizada em 28/04/2023 17h48

Profissões, Carreira, Ensino Superior, Curriculo Lattes, ALUNO, Mercado de trabalho, Feira de Oportunidades

 

Em 2023, a Feira de Oportunidades da Universidade de Taubaté (UNITAU) aproximou alunos às tendências do mercado de trabalho por meio de troca ideias com profissionais capacitados. Com o tema “Seja astro do seu Universo”, a ocasião reuniu toda a comunidade acadêmica em torno de temas relevantes sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, inovação nas áreas de atuação, currículo e outros aspectos que abriram um leque de possibilidades para os estudantes se aproximarem cada vez mais da realização dos seus sonhos.

A programação foi dividida em dois dias, sendo no dia 25 de abril em cada Departamento da Universidade, para que os estudantes pudessem ter a chance de vivenciar oportunidades voltadas para as suas áreas específicas. Já no dia 26 de abril, todos os alunos e alunas da UNITAU se reuniram no Departamento de Gestão e Negócios (GEN) para uma programação unificada e multidisciplinar, com o intuito de enfatizar que a inovação entre as áreas de conhecimento é uma tendência de mercado. O evento foi organizado pelos alunos do Departamento de Comunicação Social e do Departamento de Gestão e Negócios, com o suporte da Pró-Reitoria Estudantil. “A Feira de Oportunidades deste ano trouxe a possibilidade dos alunos escolherem o que mais combinava com suas habilidades pensando em seus projetos profissionais. Acredito que a contribuição foi ir ao encontro das necessidades e dificuldades que os alunos encontram no dia a dia e que, automaticamente podem refletir na vida profissional, seja ele empreendedor ou não”, explica a Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, Pró-reitora Estudantil. “A Universidade é o lugar onde as habilidades e competências podem aflorar. É nesse espaço que as competências se destacam e que as possíveis fraquezas podem ser compartilhadas e trabalhadas em conjunto, sem compromisso com o erro, é o espaço para questionamentos e respostas. Ou seja, temos o ambiente perfeito para que o protagonismo aconteça. Tivemos alunos incríveis trabalhando para que tudo pudesse acontecer na Feira, desde a concepção do evento, até as apresentações culturais”, completa a Pró-reitora.


Experiências

João Pedro Gama, aluno do 7°semestre do curso de Nutrição, participou da palestra sobre como começar os atendimentos na visão da contabilidade. Apesar de parecer que contabilidade não tem a ver com nutrição, ele conta que, a partir dos conhecimentos adquiridos na palestra, ele se sente mais preparado para o mercado de trabalho. “Eu acho que a Feira de Oportunidades apresenta novos caminhos para seguirmos além da Nutrição. A gente pode, por exemplo, assistir a uma palestra sobre contabilidade e entender mais sobre legislação, principalmente para sairmos daqui com um caminho trilhado, sabermos os pontos que temos que nos adaptar”, comenta o aluno.

Para Rodrigo Nogueira, que está no 1° Período de Ciências Econômicas, a Feira de Oportunidades da UNITAU significou ter o sonho de criar a sua startup cada vez mais próximo e a ampliação do seu networking. “Eu estou numa incrível oportunidade com dois colegas, que possivelmente serão meus sócios a partir de agora, e na Feira de Oportunidades eu consegui o contato de três professores novos", conta o aluno. “A gente não conhece as pessoas que os professores conhecem, então eles atuam como bons facilitadores para a gente chegar até esse resultado final. Antes não tínhamos muita ideia da importância do planejamento e da organização, do passo a passo. Uma coisa que eu não esperava saber é que o planejamento não é estático, ele está sempre em renovação”, relembra Rodrigo.

Já Enrico Theodoro, do 1° período de Ciências Biológicas, participou de uma palestra sobre arte e empreendedorismo sob uma perpspectiva de arte com materiais recicláveis e conta que essa oportunidade ampliou a sua visão sobre a sua atuação no mercado. “Acho que o que mais me chamou a atenção foi ele mostrar os experimentos em que ele pegou sucata para transformar em algum experimento até lúdico para as pessoas, trazendo coisas que muitas vezes a gente só vê na teoria, no quadro, na sala de aula para a realidade”, comenta o aluno.


Cultura, arte e vivência universitária

A Prof. Dra. Alexandra Magna acrescenta ainda que a ideia de trazer um novo formato para a Feira de Oportunidades deste ano surgiu a partir de debates com a comissão organizadora, formada por professores, funcionários e alunos. “A integração é um pilar importante da vida universitária. Entendemos esse diferencial como um acolhimento e como uma forma de promover aos alunos um evento com a cara deles”, explica. A escuta sobre os interesses dos alunos resultou, portanto, em um novo formato de evento. Além das palestras e oficinas, a Rua Expedicionário Ernesto Pereira, no centro de Taubaté, onde está localizado o Departamento de Gestão e Negócios, foi tomada por cultura, arte e gastronomia com a programação do UNITAU Cultural. A comunidade acadêmica celebrou a união com direito a um repertório musical, estandes de alunos empreendedores, exposição fotográfica do FOCAU, grupo de fotografia do Departamento de Arquitetura, apresentação do grupo de bateria Lobatuque, formado por alunos e alunas do curso de Odontologia, e das Skyers Cheerleaders, também formado por alunos e alunas de diversos cursos. O HUB de inovação da UNITAU também marcou presença no evento, que foi encerrado com muita energia pela batalha de rimas com alunos da UNITAU e MC´s convidados. Elifas Magalhães, aluno do 1° semestre de Jornalismo, fez parte do ‘line-up’ do UNITAU Cultural e conta que a vivência de participar da Feira de Oportunidades contribui para a sua atuação como artista. “Foi incrível. Obviamente é uma responsabilidade por estarmos representando a Universidade, mas colabora muito no sentido de visibilidade. No final é sempre mágico”, comenta Elifas.

Além da comissão organizadora, alunos e alunas bolsistas atuaram como monitores, tornando a logística do evento possível para o recebimento dos palestrantes e recepção dos alunos participantes. Luana França, aluna do 3° período do curso de Publicidade e Propaganda e uma das organizadoras do evento, conta que a experiência agregou na sua formação com visão estratégica para o planejamento e execução do evento. “É muito legal ver o evento sendo construído e depois vê-lo pronto. (...) Como eu curso Publicidade e Propaganda, ver a comunicação acontecendo na prática, saber que a Universidade inteira está unida e que nosso curso consegue juntar todos dessa maneira, a ponto de fechar a rua no centro da cidade, é incrível”, relata Luana.



Todos os registros da Feira de Oportunidades 2023 estão no Flickr da UNITAU.

Compromisso com a sua carreira. Universidade do Futuro, UNITAU.

Gabi Salima
ACOM/UNITAU