Sessão de livros raros da Universidade de Taubaté (UNITAU) | Foto: Gabi Salima

Leitura: uma porta aberta para o mundo

Link curto: https://unitau.me/3nq6v44

28/04/2023 16h46 ⋅ Atualizada em 02/05/2023 17h54

Biblioteca, Acervo, Aluno, Dia do livro, Dia da biblioteca, Dia da educação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU

Os livros são importantes fontes de conhecimento para a humanidade, principalmente no âmbito educacional. A leitura de obras literárias proporciona o contato com diferentes assuntos e perspectivas. Logo, segundo Platão, teórico que enfatizava a leitura como um ato de construção de caráter, desenvolvimento social e crescimento intelectual, “o livro é um mestre que fala, mas que não responde". No mês de abril, em que são celebrados o dia da biblioteca, o dia do livro e o dia da educação, é enfatizada a leitura como uma porta aberta para um mundo que somente o leitor irá acessar, já que a interpretação de cada leitura depende da sua própria vivência.

Por meio da leitura é possível viajar, conhecer histórias, aprender coisas novas ou só viver intensamente a vida de um personagem. Logo, as bibliotecas têm um papel extremamente importante na sociedade, e na vida das pessoas, estimulando o conhecimento, já que ela possibilita o contato de qualquer pessoa com grandes teóricos, pesquisadores e escritores, além de permitir a inserção das comunidades a esse grande templo de sabedoria.

Para Maria Aparecida Lemos, carinhosamente conhecida como Cida, que trabalha no setor de obras raras na biblioteca do Departamento de Gestão e Negócios da UNITAU, os mapas antigos são os mais atraentes no local. “Eu gosto de comparar os mapas atuais com outros antigos, dá para você perceber como mudou a geografia e a perspectiva utilizada para desenhar as áreas. Penso sempre nas pessoas que tinham que viajar, estudar, fazer pesquisas de campo, isso me fascina”, pontua a bibliotecária.

Cida conta sobre a paixão pela profissão. |Foto: Gabi Salima

Cida é uma apaixonada por livros antigos e nos conta como é ser responsável por este trabalho. “Pra mim é uma condição muito especial. O setor de obras raras, é onde eu faço a classificação do livro mediante seu grau de raridade. Neste setor tem muitos livros raros, então temos mapas com desenhos super diferentes, primeiras edições de livros, isso é a história. Temos essa informação guardada e o que precisamos fazer é preservá-las e disponibilizá-las a todos”.

Sessão de livros raros da UNITAU. |Foto: Gabi Salima

Cada pessoa tem a sua forma única de interpretar as coisas, e com a leitura não é diferente. Cadastre-se para acessar a biblioteca virtual, ter acesso a cerca de 10 mil livros para aprofundar seus conhecimentos, aqui.
A leitura também pode ser utilizada como forma de entretenimento muito prazerosa, uma vez que é possível uma imersão transcendental nas histórias e não somente coletar informações e saberes.

Leonardo Oliveira, que é fotógrafo da Universidade de Taubaté, nos conta que empresta pelo menos 1 livro por mês nas bibliotecas da UNITAU e aproveita para se aprofundar em outras áreas além da fotografia. “Me interesso por ciências biológicas, fotografia, astronomia, eletrônica e música. Meu propósito com a leitura é adquirir novos conhecimentos”. Assim, ele já adquiriu conhecimentos como: conhecimento botânico de preservação de espécies, propagação e reflorestamento de áreas degradadas, entre outros. “A leitura me influencia a partir de novos conhecimentos a enxergar novas formas de interpretar a vida”, comenta.

Vale ressaltar a importância dos acervos que armazenam essas riquezas em formato de papéis: as bibliotecas. A Universidade de Taubaté, visando a sustentabilidade e o futuro, pretende cada vez mais assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo a oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos, seguindo o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU. E para isso, conta com um conjunto de bibliotecas distribuídas nos departamentos, além do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), os quais apresentam uma vasta lista de periódicos em seu acervo, além de outros serviços prestados a servidores, professores e alunos. Permitindo aos grupos citados o acesso a essa fonte de conhecimento tão essencial.
Para saber mais, clique aqui e descubra outras vantagens que os servidores e alunos da universidade têm à disposição nas bibliotecas.

Compromisso com você. Universidade do futuro, UNITAU.
Julia Quintão
Gabi Salima