(Foto: Secretaria de Administração Penitenciária)

UNITAU E FUNAP fazem parceria no projeto "Leitura Cidadã"

Link curto: https://unitau.me/3NfWMrl

27/04/2023 14h43 ⋅ Atualizada em 05/05/2023 08h21

Conhecimento, Leitura, Letras

Recentemente, os representantes da Universidade de Taubaté (UNITAU) participaram da inauguração de uma Sala de Leitura, na Penitenciária Feminina II, em Tremembé. A ação é um desdobramento do projeto de extensão “Leitura Cidadã”. A iniciativa acontece em parceria com a Fundação Prof. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP). O objetivo é reeducar pessoas privadas de liberdade por meio da literatura.

Segundo a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto, cada participante deve realizar um relatório sobre uma determinada obra literária, estes são encaminhados para os alunos do curso de Letras da UNITAU avaliarem. O documento deve conter a resenha do livro. A professora afirma, que após passarem por análise dos universitários, os relatos são encaminhados ao juiz responsável, que poderá reduzir a pena aplicada.

A FUNAP é a responsável pelo projeto, com autorização da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), com a colaboração dos professores e alunos do Departamento de Humanidades. A ação busca auxiliar no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, além de viabilizar a ampliação da concepção de sociedade.

(Foto: Secretaria de Administração Penitenciária)

A UNITAU ficou responsável por três etapas da atividade: a formação dos alunos participantes, a análise e o encaminhamento dos relatórios.

Segundo a professora, em 2022, foram atendidas 300 pessoas pertencentes à população de unidades prisionais femininas e masculinas nas cidades de Tremembé, Potim e Taubaté. Em março de 2023, o projeto de extensão já contava com mais 80 relatórios recebidos.

A equipe do projeto é composta pela Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto e por estudantes do curso de Letras. A Universidade e a instituição seguirão em parceria até dezembro de 2023.

Colaboração: Elifas Magalhães / ACOM UNITAU