Estudantes aplicando técnica de Calatonia em servidores UNITAU | Leonardo Oliveira/ ACOM

Servidores da Universidade de Taubaté são beneficiados com a técnica da Calatonia

Link curto: https://unitau.me/43OCvyW

20/04/2023 17h31 ⋅ Atualizada em 24/04/2023 14h55

Saúde, Você Programa de Saúde e Bem estar do servidor, Servidor, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°3, Atendimento, Calatonia

Neste 2023, a UNITAU, alinhada ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está determinada a oferecer formação, saúde e qualidade de vida aos seus servidores a partir do Programa Saúde e bem-estar do servidor, desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos com o apoio da Central de Comunicação e da TV UNITAU.
A cada mês, são oferecidas nos Departamentos, atividades, atendimentos e vídeos de orientação pelas redes sociais da Universidade. Neste semestre, uma das práticas oferecidas ao servidor será a aplicação da técnica da Calatonia. Felipe Diniz de Faria Amaral, secretário da medicina do campus de Caraguatatuba, não conhecia a técnica e comenta se sentir relaxado mesmo após um dia corrido e estressante. “No começo, achei que não conseguiria relaxar, mas aos poucos fui sentindo sensações de relaxamento que foram iniciadas pelos pé e iam se espalhando pelo corpo. Fui sentindo uma sensação de renovação de energia.(...) Ao final estava me sentindo muito bem.”

Desenvolvida pelo médico húngaro Pethö Sándor, que aprofundou seus estudos durante o atendimento de refugiados na Cruz Vermelha na Alemanha no pós-guerra, a Calatonia é uma técnica muito utilizada como instrumento diagnóstico e como método auxiliar por profissionais das diversas áreas como psicologia, medicina, educação e reabilitação física, sobretudo, em atendimentos psicoterapêuticos.
Com o toque sutil de 9 a 10 pontos, a maioria deles nos pés, calcanhares e tornozelos, o paciente tem a possibilidade de experimentar o relaxamento corporal e a diminuição do estresse, e consequentemente, os benefícios no tratamento de doenças como asma, distúrbios psicossomáticos, distúrbios glandulares, enxaqueca, obesidade, além da diminuição de diversas alergias.
Supervisionados pela Profa. Ma. Maria Cecília Pereira Nakamiti, um grupo de alunos de enfermagem e nutrição foram treinados para a aplicação. Os servidores serão atendidos no prédio do Anexo, onde era a antiga clínica de fisioterapia, próximo a Av. do povo (R. Pasqual Scalzoto Pastoreli, 30 - Jardim das Nações, Taubaté - SP, 12030-570).

Estudantes de enfermagem aplicando a técnica em servidoras da UNITAU. |Foto: Leonardo Oliveira

As sessões acontecem sempre às sextas-feiras, duram em média 40 minutos, e precisam ser agendadas com antecedência. São 42 vagas disponíveis por semana e cada funcionário tem direito a participar quatro vezes, lembrando que a prioridade é dada para aquele que ainda não participou.
Para agendar um horário, basta enviar um e-mail para a diretoria de Recursos Humanos rh@unitau.br com o título “Programa - Qualidade de Vida e Saúde do Servidor” contendo o horário de preferência, o nome completo, a matrícula e o setor.
Alinhado ao 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, o Programa Saúde e Bem-estar do Servidor, visa atender e conscientizar as pessoas que integram a Instituição e garantir que todas tenham acesso às iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, uma vez que, desenvolver ações de responsabilidade socioambiental com o meio que está inserida, é um dos valores da UNITAU.

Compromisso com a sua saúde. Universidade do Futuro, UNITAU.
Bia Sanas Zamboni