Alunos dos cursos de graduação da UNITAU podem participar da mobilidade internacional em instituições europeias. | (Foto: Julia Quintão/ ACOM UNITAU)

Oportunidade: editais abertos selecionam estudantes da UNITAU para mobilidade acadêmica na Europa

Link curto: https://unitau.me/3GWQbOP

19/04/2023 16h27 ⋅ Atualizada em 20/04/2023 20h20

ALUNO, Oportunidade, Intercâmbio, Escritório de Relações Internacionais, Mobilidade Internacional

 

Já pensou em aprimorar seus conhecimentos e ainda conhecer uma nova cultura? O Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Taubaté (ERI-UNITAU) oferece o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, que permite com que, ainda na graduação, os estudantes possam ampliar sua visão de mundo por meio de intercâmbios. A oportunidade é direcionada para alunos(as) que estejam cursando a partir do segundo ano. 

A UNITAU tem parcerias com Instituições de Ensino Superior em Portugal, França e Espanha e esse diferencial proporciona aos graduandos a possibilidade de explorar seu potencial acadêmico e interpessoal. “A mobilidade acadêmica é uma experiência acadêmica, então a ideia é que o aluno, além de fazer esse processo de conhecimento da cultura, experimentar viver em outro país, também conseguir trocar conhecimentos acadêmicos da sua área e entender como ele pode, no trabalho, se inserir nessa área que ele escolheu estudar”, comenta a Profa. Thais Travassos, assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI-UNITAU). Ela enfatiza também que é uma experiência intercultural, visto que o(a) aluno(a) intercambista pode explorar novos lugares, bem como ter contato com a diversidade, o que o torna não só um profissional mais preparado para o mercado de trabalho como também um cidadão. “O intercâmbio somente já é muito bom, porque o aluno vai experimentar estar em um lugar além daquele em que ele está confortável no mundo; conhecer outro país, outra cultura, ter que lidar com diferenças muito grandes que, às vezes, ele vai ter que transpor, e essa experiência pode trazer uma capacidade de ser mais flexível, de ser uma pessoa mais aberta”, pontua a professora. A experiência traz ainda a oportunidade de contato com  linhas de pesquisa diferentes, agregando à produção científica e, consequentemente, para a resolução de questões latentes na sociedade. “É uma oportunidade muito boa para o aluno entender como funciona a pesquisa na sua área, a prática de trabalho, a prática de estudos, então ele tem uma vantagem diante dos outros alunos que não fazem essa mobilidade”, conclui Profa. Thais Travassos.

A egressa de Arquitetura, Bárbara De La Garza Victor, participou da Mobilidade Internacional para a Universidad de Valladolid, na Espanha, e conta como foi a experiência com uma cultura diferente e como agregou na sua vida pessoal e acadêmica. “Foi uma experiência muito enriquecedora culturalmente. Como estudei arquitetura, tive a chance de aprender por outra ótica, dentro da sala de aula e fora dela também, já que estar na Espanha me facilitou visitar lugares que já tinha estudado sobre.”. Vendo por uma perspectiva pessoal, a mobilidade pode ser um impulsionador de autoconhecimento e desenvolvimento interno. “Acredito que é uma experiência muito válida que, com certeza, vai mudar a vida de quem vivê-la. A nível pessoal, acredito que também ficamos mais independentes.”, finaliza Bárbara.

As Universidades abaixo são parceiras da UNITAU e estão com as matrículas abertas:

Universidade do Porto (Portugal)

Inscrições até 21 de Maio

Saiba mais em: https://www.up.pt/portal/pt/estudar/mobilidade/estudar-ca-dentro/

Universidade Trás os Montes e Alto D'Ouro (Portugal)

Inscrições de Fevereiro a Julho

Saiba mais em: https://www.utad.pt/estudar/inicio/estudante-internacional/

Universidade de Lisboa (Portugal)

Inscrições até 30 de Maio

Saiba mais em: https://estudanteinternacional.ulisboa.pt/

Universidade Beira Interior (Portugal)

Inscrições até 31 de Julho

Saiba mais em: https://www.ubi.pt/sites/brasil/pt

Universidade de Coimbra (Portugal)

Inscrições de 1° de Março a 15 de Julho

Saiba mais em: https://www.uc.pt/candidatos-internacionais

Universidade de Sevilla (Espanha)

Inscrições de Abril até início de Junho

Saiba mais em: https://www.us.es/internacional/movilidad

Universidade de Valladolid (Espanha)

Inscrições de 12 de Maio a 23 de Junho

Saiba mais em: https://internacional.uva.es/

Universidade de Cádiz (Espanha)

Inscrições até 12 de Maio  

Saiba mais em: https://internacional.uca.es/

Antes de se matricular, é necessário entrar em contato com o escritório de relações internacionais pelo e-mail cci@unitau.br ou responder ao formulário.  Após uma conversa sobre como funciona o processo de mobilidade, o(a) aluno(a) recebe as orientações de quais os documentos necessários para a análise da UNITAU e, por fim, a matrícula na Universidade escolhida. Durante o período do curso, o estudante não pagará as mensalidades nem da UNITAU e nem da Universidade escolhida.

 

Fundação Botín

Há, ainda, a oportunidade de bolsa para o Programa de Mobilidade Internacional da Fundação Botín, que seleciona intercambista para atividades em Bogotá, na Colômbia. Para saber mais, clique aqui.

 

Compromisso com o ensino. Universidade do futuro, UNITAU.

Bia Sanas Zamboni

ACOM/UNITAU