O treinamento foi idealizado pela Reitoria em parceria com as Polícias Militar e Civil (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

UNITAU promove treinamento de segurança para alunos e professores

Link curto: https://unitau.me/3GQpco0

17/04/2023 17h05 ⋅ Atualizada em 18/04/2023 09h08

Bem-estar, Graduação, Segurança

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, na última sexta-feira, 14, um treinamento para professores, coordenadores, diretores de departamentos e líderes acadêmicos, no auditório do Bom Conselho, com foco em garantir o bem-estar da comunidade universitária. A iniciativa foi promovida pela Universidade em parceria com as forças de segurança pública, representadas pelas Polícias Militar e Civil.  

De acordo com os responsáveis, a atividade abordou formas de identificar possíveis casos eminentes de violência no ambiente educacional e como denunciá-las às autoridades. A ação contou com a presença da reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, do delegado e Prof. Esp. Daniel Estefano Santos, do capitão da Polícia Militar, Luciano Prudêncio, e do tenente-coronel do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), Ricardo Ivo Gobbo. 

Durante o evento, a reitora pontuou a preocupação da UNITAU com a segurança de toda a comunidade acadêmica. “O assunto é extremamente importante e a preocupação da nossa instituição é trazer segurança e tranquilidade para todos (...). Nós trouxemos estas orientações para todos. E espero que vocês [alunos e professores] multipliquem essas informações que são fundamentais”, reforçou. 

O treinamento focou em levar conhecimento sobre situações que devem ser monitoradas, como comportamentos suspeitos durante as aulas. Neste caso, o professor, o coordenador do curso ou diretor do departamento deve ser comunicado imediatamente. Por outro lado, as autoridades policiais destacaram que o pânico causado pela desinformação atrapalha o andamento dos trabalhos das equipes de segurança. Dessa forma, a checagem das informações e a veracidade dos fatos são indispensáveis. 

O tenente-coronel, Ricardo Ivo Gobbo, destacou como proceder em possíveis cenários de ameaças. Ele enfatiza que é necessário entrar em contato com as forças de segurança como as Polícias Militar e Civil, e Guarda Civil Metropolitana (GCM) para a apuração da ocorrência. “Todas as situações serão verificadas, nós vamos checar a informação para vermos se é correta ou incorreta”, salientou. 

Após o treinamento, foi criada uma Comissão de Segurança para discutir as demandas de cada departamento junto aos alunos e professores. As solicitações serão analisadas, posteriormente, pela reitoria da Universidade. 

Nesta segunda-feira (17), os alunos do Departamento de Humanidades receberam o capitão da PM, Antognone Souza Prado, para orientações de segurança. Além de refletir sobre o compartilhamento de fake news nas redes sociais e o impacto social causado. Ao todo, mais 50 alunos acompanharam a atividade. 

Serviço – Em caso de identificação de suspeitas de ameaças, as denúncias podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar ou Dique Denúncia pelo 181. Além do aplicativo “190 SP” que disponibiliza a função “Segurança Escolar” e dá atendimento prioritário para os chamados de emergência. 

ACOM/UNITAU