Atividade foca em construções sustentáveis (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Alunos da Arquitetura recebem curso sobre o futuro da construção civil

Link curto: https://unitau.me/3ME49bY

14/04/2023 15h10

Engenharia Civil, Arquitetura, Extensão

 

Na última semana, os alunos do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) puderam ampliar seus conhecimentos sobre construções sustentáveis que vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional. A palestra ocorreu no Auditório da Arquitetura, e os futuros arquitetos receberam um convite para se inscreverem no novo curso de extensão oferecido pela UNITAU: “Aprenda a Construir com o Sistema Sustentável Light Steel Frame”, além de aprenderem mais sobre a tecnologia.

O Light Steel Frame é um sistema de edificações pré-montadas, comum nos Estados Unidos da América (EUA), e permite a construção de edifícios de até quatro andares, usando placas de aço galvanizado para formar o principal elemento estrutural da edificação, com placas ou painéis usados como vedação.

O sistema LSF é visto por especialistas como o futuro do setor da construção civil. “Estamos em uma época digital, e a construção civil não conseguiu se inserir nesse contexto, mantendo sistemas de execução utilizados no século passado. Também há uma necessidade premente de garantirmos a preservação do nosso planeta e o sistema Light Steel Frame (LSF) é sustentável, enquanto os sistemas convencionais utilizados são não sustentáveis”, explica o Prof. Eng. Marne Lúcio Guedes, coordenador do curso de extensão.

Murilo Santos Gurpilhares, aluno do 3° período de Arquitetura, celebrou a oportunidade de participar do evento. “Eu acho que essa palestra ajudou a aprofundar bastante nosso aprendizado sobre o sistema. É um tema que mais gente devia conhecer porque traz assuntos que a gente não teve na aula”.

O sistema LSF possui diversos benefícios em relação à construção civil tradicional, aponta o Prof. Guedes. “O sistema é sustentável, sem uso de água e com baixa emissão de CO2; por ser um sistema industrializado, resulta numa obra com perfeita ortogonalidade; uso de materiais mais leves, gerando uma queda no número de acidentes na obra. Além de resultar em obras até 70% mais rápidas do que uma executada no sistema convencional”, destaca.

O curso de extensão oferecido pela UNITAU oferece 40 vagas para alunos e para profissionais dos cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil. Com o diferencial de ser aberto para os estudantes, é uma oportunidade para os futuros profissionais se destacarem no mercado de trabalho. “Acredito que durante este curso, conseguiremos adquirir muito mais conhecimento. (...) Também, principalmente, [nos prepara] para o mercado de trabalho, saímos com uma bagagem da graduação muito maior”, comenta Lívia Lobato de Araújo, aluna do 3° período de Arquitetura.

O coordenador do curso encoraja a matrícula na extensão. “O aluno adquirirá conhecimento suficiente para executar e fiscalizar uma obra no sistema LSF. Esse aprendizado será um grande diferencial no currículo do participante, uma vez que, aqui na região do Vale do Paraíba, poucos profissionais conhecem o assunto. O participante terá um conteúdo valioso a oferecer ao mercado.”

A extensão tem uma carga horária de 48h, 16 encontros semanais, e tem início neste sábado (15). Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

 

EXTENSÃO

A UNITAU abriu inscrições para dois cursos de extensão e planeja anunciar mais seis cursos inéditos no próximo mês. Atualmente, estão disponíveis os cursos “Aprenda a Construir com o Sistema Sustentável Light Steel Frame”, voltado para alunos e profissionais das áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil, com encontros aos sábados no campus da Juta, e “Formação e Aperfeiçoamento em Yoga”, tendo o público adulto em geral como alvo e com encontros híbridos.

Os temas dos cursos de extensões foram decididos com a participação dos alunos via cadastro de interesse no Portal UNITAU e as partir de sugestões dos professores baseadas no mercado de trabalho.

Os valores dos cursos variam desde apenas a matrícula, por R$70, até R$450 mensais.

Para mais informações sobre os cursos de extensão oferecidos pela UNITAU, clique aqui.

Samuel Guimarães

ACOM / UNITAU