Alunos de Medicina realizam atividades no PAIE (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

Alunos de Medicina da UNITAU promovem ações para o bem-estar da população madura

Link curto: https://unitau.me/3KTYCgc

12/04/2023 09h13

Qualidade de vida, Saúde, PAIE, Medicina, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°3, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, ODS ONU

Pensando no bem-estar da população, os alunos, do 5° e 6° período do curso de Medicina da UNITAU, promoveram, recentemente, uma palestra para orientação e conscientização do uso de medicamentos. A atividade integra o cronograma do Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE.)

O programa, além de trazer benefícios para a saúde e educação das pessoas atendidas, também promove um envelhecimento com uma vida social mais ativa. Para a Dona Egle Brocanelli da Cunha, considera que o PAIE mudou a sua vida. “Eu tinha acabado de ficar viúva e já tinha aposentado por conta da doença do meu marido. Eu estava me sentindo muito inútil e sozinha. Comecei com a inserção digital, acho que isso já faz 15 anos e estou aqui até hoje. No PAIE, fiz um grupo de amigos, a gente se chama de ‘Amigos para sempre’. Nós viajamos juntos, passeamos, saímos para comer pizza. Temos uma programação social e é bom demais!” relata.

Por outro lado, a iniciativa também colabora positivamente na vida dos alunos integrantes. Para o universitário do 11° período de Medicina Gustavo Oliveira Alves Silva, o projeto é uma maneira de desenvolver a conexão com os pacientes. “A didática, a arte de falar, explicar, conversar e se expressar, tudo isso é muito importante. Comunicação é tudo, principalmente na nossa área em que estamos em constante contato com o paciente”, conta.

Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para a formação dos alunos, os projetos da Universidade são focados em promover melhorias para a população. Para a coordenadora do programa, a Profa. Ma. Aline Liz de Faria, a ação colabora para o combate ao etarismo. “É muito importante promover uma forma significativa de envelhecimento para a sociedade. A UNITAU tem como papel fundamental devolver conhecimento para a comunidade que nos abriga. O PAIE vem ao encontro às políticas públicas como a Década do Envelhecimento Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e o Estatuto do Idoso. Então são muitos fatores que pautam a importância do projeto para a comunidade acadêmica e para a população em geral’’, ressalta.

Atualmente o programa atende a aproximadamente 100 pessoas, com extensão para um polo de atendimento no bairro Santa Tereza. Os interessados em participar de alguma atividade devem ter mais de 50 anos e ir às segundas-feiras até o campus do Bom Conselho para efetuar a inscrição gratuita.

Sobre o PAIE

O Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) é uma iniciativa dos alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) destinada para pessoas a partir dos 50 anos. O projeto tem como objetivo promover um envelhecimento melhor para essas pessoas, melhorando a qualidade de vida e focando na área da saúde e da educação, por meio de cursos, de oficinas e de palestras gratuitos.

Vestibular Medicina

A Universidade de Taubaté abriu as inscrições para o Vestibular de inverno para o curso de Medicina. Ao todo, são 120 vagas disponíveis para os campus de Taubaté e de Caraguatatuba. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 26 de maio. A primeira fase da prova será realizada no dia 4 de junho e o resultado saíra no dia 13 de junho. A segunda fase da prova irá ocorrer no dia 18 de junho e a divulgação do resultado no dia 27 de junho. As matrículas da primeira chamada estão programadas para acontecer nos dias 28 e 29 de junho. Estão disponíveis 60 vagas para o campus de Taubaté e 60 vagas para o campus de Caraguatatuba. As inscrições para a prova podem ser feita nesse link e o Manual do Candidato já está disponibilizado para consulta pública.

Letícia Botan/ACOM UNITAU