Editais de Iniciação Científica da UNITAU introduzem estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior no mundo da pesquisa | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-

Programa de Iniciação Científica da UNITAU está com editais abertos

Link curto: https://unitau.me/3MrbfQT

06/04/2023 17h46 ⋅ Atualizada em 13/04/2023 15h26

Oportunidade, PIBITI, PIBIC, Pesquisa Científica, Professor, ALUNO, Pesquisa, CICTED, Iniciação Científica, ciência

Além do ensino de qualidade e da extensão, a Universidade de Taubaté (UNITAU) acredita na produção científica como mais uma ferramenta de transformação social. A Iniciação Científica é uma das maneiras de estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior atenderem às demandas da sociedade por meio da ciência aplicada e para fomentar a produção científica, a UNITAU está com dois editais abertos de bolsas de Iniciação Científica CNPq e um edital específico para voluntários que queiram iniciar na pesquisa. Podem participar estudantes dos cursos de cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD da Universidade de Taubaté, bem como alunos do Ensino Médio do Colégio UNITAU. O período para as submissões de projetos de pesquisa vão até 2 de maio.

Oportunidades

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr. - CNPq): São disponibilizadas 23 bolsas para os estudantes que se dedicarem à Iniciação Científica durante a graduação (presencial ou EAD), com um incentivo de R$ 400,00, e mais 4 bolsas para estudantes do Ensino Médio, com um incentivo de R$100,00. Ambas têm período de vigência de 10 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses. Confira o edital aqui.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): São oferecidas 3 bolsas para alunos(as) dos cursos de graduação (presencial e EAD) com incentivo de R$400,00, com período de vigência de 10 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses. Confira o edital aqui.

Ambos os programas recebem candidaturas de alunos(as) dos cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD que desenvolvem projetos de pesquisa em suas respectivas áreas para atuarem de maneira voluntária, sem a concessão de bolsas.

A Profa. Dra. Viviane Fushimi, coordenadora do Programa de Iniciação Científica, explica sobre a diferença entre os tipos de bolsa. “O Programa de Iniciação Científica difere do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em sua natureza. O primeiro está mais voltado para o aprofundamento teórico-metodológico do conhecimento científico e aprofunda o conhecimento da ciência básica, que dá a sustentação para o desenvolvimento da ciência. Já o segundo está voltado para a ciência mais aplicada em que o desenvolvimento de novas práticas e procedimentos e também novos produtos geram inovações que são inseridos no mercado produtivo ou consumidor”, pontua a professora. “A iniciação científica é o primeiro contato do aluno com a pesquisa científica, e que vai contribuir principalmente para a compreensão desse aluno da sistematização e raciocínio lógico da ciência, bem como ampliar o seu senso crítico. Assim, ela exerce papel fundamental na formação de um profissional e de um cidadão consciente e capaz de contribuir e impactar positivamente a sociedade”, completa.

Como participar

As inscrições dos projetos devem ser feitas pelos professores orientadores, então é fundamental que o estudante comunique o seu interesse e realize o seu cadastro no banco de talentos. Se o projeto do professor orientador for aprovado, para serem bolsistas, os estudantes que formam o grupo de pesquisa devem cumprir alguns requisitos para a concessão da bolsa, como nota média de aproveitamento igual ou superior a 7, não ter outros tipos de benefícios financeiros (estágios remunerados, por exemplo), entre outras condições especificadas em cada edital. Em caso de dúvidas, é necessário enviar um e-mail para prog.ic@unitau.br.

Compromisso com a Ciência. Universidade do Futuro, UNITAU.
Gabi Salima