Profa. Nara Fortes, Reitora da UNITAU, integra comitiva da Animes em reunião com o MEC em Brasília | Foto: Divulgação/Animes

Reitora da UNITAU integra comitiva da Animes em reunião com o MEC em Brasília

Link curto: https://unitau.me/418Nnp8

06/04/2023 10h28 ⋅ Atualizada em 06/04/2023 14h30

Animes, Programa de Ampliação ao Acesso ao Ensino Superior, Inovação, MEC, Brasília, Reitora

Nesta terça-feira, 4 de abril, a Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Fortes integrou uma comitiva que levou pautas de interesse das Instituições de Ensino Superior (IES) à Brasília para uma reunião com a responsável pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Denise Pires de Carvalho. Durante as tratativas, a Reitora representou a UNITAU no grupo de reitores(as) que integram a Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes), organização na qual ela atua como secretária geral.

Na ocasião, o grupo apresentou a realidade das Universidades Municipais do país e solicitou a inclusão das IES municipais em todos os programas do Governo Federal. Outro ponto abordado no encontro foi a orientação e a representatividade das IES municipais junto ao Ministério da Educação para a criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) com características que possam atender as demandas específicas para este tipo de Instituição, chamado de Programa de Ampliação ao Acesso ao Ensino Superior. A proposta levada pela a Animes à Brasília articula o apoio do Governo Federal para a oferta de 30 mil vagas nos cursos de graduação presencial pelas Instituições Municipais de Ensino Superior anualmente, além da possibilidade de oferta de cursos de graduação na modalidade EAD para o atendimento de estudantes que residem em regiões do Brasil em que o Ensino Superior na modalidade presencial não é oferecido. A proposta feita ao MEC propõe, ainda, a abertura de 5.000 vagas por ano em cursos de pós-graduação (especialização e MBA) e de 200 vagas por ano em cursos na modalidade stricto sensu (Mestrado e Doutorado).

“Com essa proposta, a Universidade de Taubaté democratiza e qualifica o acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior”, pontua a Reitora, Profa. Dra. Nara Fortes. “Aguardamos a análise do Ministério da Educação e as próximas agendas. Fomos muito bem recebidos e eu acredito que é o caminho para que instituições com o perfil da nossa, que são Municipais e cobram mensalidades, sejam inseridas em programas do Governo Federal”, conclui.

Além da reunião com a Secretária Geral do Ministério da Educação, o grupo participou de encontros com os Deputados Federais Túlio Gadêlha (Rede) e Rubens Otoni (PT) para discutir a inclusão das IES municipais na elaboração de políticas públicas de acesso ao Ensino Superior.

Os encontros da comitiva da Animes e com membros do Governo Federal continuam em Brasília nesta quarta-feira, 5 de abril. Na agenda está previsto o encontro com o Senador Marcos Pontes para repercutir e solicitar apoio na pauta sobre o Programa de Ampliação ao Acesso ao Ensino Superior e também sobre projetos que visam a inovação e a tecnologia para as IES municipais.