Os alunos puderam conhecer mais sobre os cursos oferecidos pela UNITAU no Departamento de Humanidades (Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalla)

Alunos da UNITAU realizam "Feira de Profissões Itinerante de Humanidades" em escola pública de São Luiz do Paraitinga

Link curto: https://unitau.me/3GiSPxM

04/04/2023 16h07 ⋅ Atualizada em 05/04/2023 08h50

História, Letras, Biomedicina, Biologia, Humanidades

Os alunos do Departamento de Humanidades da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveram, recentemente, a “Feira de Profissões Itinerante de Humanidades” na Escola Monsenhor Ignácio Gióia,  sediada na cidade de São Luiz do Paraitinga. Os cursos de História, Letras, Pedagogia e Serviço Social, oferecidos na UNITAU, foram apresentados aos alunos pelos próprios universitários.

A iniciativa foi criada no ano de 2022, a partir de ações da direção, da coordenação e dos professores do departamento. A proposta dessa prática é que os acadêmicos vivam experiências que poderão ter quando formados, ainda aprendizes, possibilitando uma análise certeira do desempenho do universitário em sua formação.

UNITAU Humanidades(Os alunos puderam tirar as suas dúvidas diretamente com os universitários | Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalla)

O diretor do Departamento de Pedagogia, Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio, comenta sobre os conhecimentos adquiridos pelos discentes com a atividade. “Os aprendizados obtidos são amplos, pois os alunos ultrapassam os limites do seu curso e encontram espaço para ter outras visões e acessar um conhecimento que não teriam se esse aprendizado fosse limitado às salas de aula. Além do mais, há o desenvolvimento das competências socioemocionais, haja vista que os participantes precisam lidar com as próprias emoções e estabelecer relações saudáveis, principalmente os representantes dos cursos”.

A ação contou com a participação de acadêmicos representantes de todos os cursos da área de Humanidades previamente preparados para comentarem não só sobre o conteúdo programático de seus respectivos cursos, mas também sobre as experiências vivenciadas por eles ao longo de sua formação a fim de estabelecer um diálogo mais próximo com os adolescentes luizenses.

UNITAU Humanidades(Os acadêmicos contam as experiências vividas durante a graduação | Foto: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalla)

A aluna do 1º período de Pedagogia Maria Clara do Prado Nascimento foi uma das alunas representantes na ação e diz que a atividade foi de muita importância, pessoal e profissionalmente. “A experiência foi maravilhosa! Ela foi a confirmação de que o meu desejo é ser professora. Poder estar ali, junto às crianças, realizando atividades com elas, foi fundamental para entender que eu realmente nasci para a Pedagogia. Eu fiquei muito feliz com o convite do Prof. Cesar. Foi maravilhosa a companhia dos outros alunos e dos professores que foram! E, por estar no primeiro semestre, a iniciativa serviu como uma motivação para que eu continue prosperando durante a formação”, analisa.

Visita dos alunos de Ciências Biológicas e Biomedicina

Ademais, a instituição pública de ensino também recebeu os graduandos de Ciências Biológicas e Biomedicina da UNITAU. Os universitários propuseram uma oficina de aprofundamento a respeito da abordagem das carreiras escolhidas. Além dessa, outras atividades foram propostas, como: uma apresentação da UNITAU e das oportunidades oferecidas por ela; uma introdução de informações sobre a formação e as áreas de atuação de biólogos e biomédicos, e, por fim, uma exibição de materiais utilizados nas referidas graduações nas disciplinas de: Histologia, Entomologia, Zoologia de Vertebrados, Botânica, entre outras.

A Profa. Ma. Marília Hidalgo Uchôas, diretora do Departamento de Ciências Biológicas, avalia a atividade. “Eu tenho certeza de que os universitários puderam contribuir com os alunos tanto do Ensino Fundamental e, especialmente, no Ensino Médio, que estão pensando em cursar o Ensino Superior. Um dos maiores benefícios que isso pode trazer para ambos é justamente porque o público tem uma faixa etária muito próxima. Então a fala, a forma de apresentação, o acolhimento é muito melhor quando um aluno fala com o outro aluno. Os adolescentes se reconhecem e se identificam nas falas e nos trejeitos utilizados pelos universitários”.

Ana Patrícia Marinho