Cerimônia de entrega dos certificados da Bolsa Mérito, em 29/03, premia estudantes com o melhor desempenho acadêmico de cada curso no semestre anterio

Reconhecimento: cerimônia de entrega dos certificados da Bolsa Mérito reúne estudantes e familiares

Link curto: https://unitau.me/3zsoj0U

03/04/2023 11h57 ⋅ Atualizada em 04/04/2023 14h19

PRE, Reconhecimento, ALUNO, Bolsa Mérito, ENADE

Todo semestre, a Universidade de Taubaté (UNITAU) premia 30 alunos que se destacaram em seus respectivos cursos com a Bolsa Mérito. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu nesta semana e reuniu não só os contemplados(as), como também seus familiares e amigos. O benefício é uma das maneiras de recompensar esses estudantes e expressar o reconhecimento do esforço de cada um deles, que mesmo com seus desafios, se destacam pelo desempenho acadêmico de excelência.

Confira as fotos do evento no Flickr da UNITAU.

Os convidados e convidadas foram recebidos com arte. As alunas Lívia Perin Rocha, do curso de Arquitetura, e Camila Di Angelis, do curso de Educação Física, fizeram a sua primeira apresentação musical com um repertório nacional e internacional. Uma playlist colaborativa, com músicas escolhidas pelos próprios alunos deu o tom da cerimônia, que foi aberta pela Profa. Dra Nara Fortes, Reitora da Universidade de Taubaté. “É uma satisfação saber que nós como pais estamos no caminho certo que ensinamos, e aqui estamos colhendo os resultados, comemorando e saudando os nossos filhos”, discursou a Reitora. Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, Pró-reitora Estudantil, também saudou os contemplados e familiares destacando o valor do conhecimento como agente transformador da sociedade. “Conhecimento é poder. Essa frase não é minha, é de Francis Bacon, mas ela faz muito sentido pra esse momento. Não só o conhecimento da teoria, mas o conhecimento que nasce por meio da vivência. Esse conhecimento que requer habilidades, que constroi pontes, que é capaz de mudar o curso das coisas, produzindo, acima de qualquer coisa, o bem”, discursou a Pró-reitora.

Guilherme Kenzo Shimizu Saito, aluno de Medicina do campus Taubaté, conta que ser contemplado pela Bolsa Mérito foi uma grande surpresa. Ele desenvolveu um método de estudo que o ajudou a seguir na jornada com foco e leveza, conciliando também a vida pessoal. “Nesse último semestre eu utilizei muito daquele pensamento de menos é mais. Digo isso no sentido de você ter um estudo que seja efetivo, menos horas, mas com alta qualidade, com alto desempenho. Eu acredito que este foi o meu diferencial para conquistar a Bolsa Mérito, sempre com muito muito pé no chão, me lembrando de que ninguém é melhor do que ninguém e acreditando que no final vai ficar tudo bem”, conta o estudante.

Guilherme trouxe familiares e amigos para a cerimônia de entrega dos certificados da Bolsa Mérito | Foto: João Rangel/ACOM-UNITAU

Premiado pela Bolsa Mérito pela quarta vez, o aluno do curso de Sistemas de Informação, Arthur Henrique Oliveira Aparício, diz que a Bolsa Mérito é muito importante para ele pois estimula o seu crescimento pessoal e seu desenvolvimento acadêmico. “Para mim, é uma das grandes iniciativas da Universidade, porque quando a gente pensa na Bolsa Mérito, claro que é um incentivo financeiro também, mas receber o prêmio, poder dizer que eu consegui conquistá-la é uma boa maneira de reconhecimento, de valorizar o aluno que se esforçou e de motivá-lo”, pontua Arthur. O estudante do 7º semestre de Educação Física, João Vitor Roberto de Freitas, concorda com o colega e percebe o reconhecimento da Universidade por todo o seu esforço dedicado aos estudos ao longo do semestre. “Eu acho bacana, porque valoriza o empenho, o esforço, porque a gente poderia só passar [nas disciplinas] e não ganhar nada. Mesmo que hoje eu não tivesse o benefício da Bolsa Mérito e recebesse apenas o certificado [pelo bom desempenho] já seria um reconhecimento também”, conta João Vitor, que já foi contemplado pela Bolsa Mérito três vezes.

Arthur e João Vitor celebram novamente após já terem recebido a bonificação quatro e três vezes, respectivamente | Foto: João Rangel e Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Para o aluno Luciano Aparecido dos Santos, futuro engenheiro mecânico, estar na Universidade e ter a chance de ser reconhecido pela sua dedicação e foco é uma conquista pessoal e coletiva ao mesmo tempo. “Me sinto extremamente realizado [por receber a Bolsa Mérito]. Tenho passado por dificuldades, por ter que trabalhar e continuar com os estudos, e acho que o mérito é pra mim e pra todos os alunos aqui que conseguiram essa bolsa. (...) Eu acredito que além da realização profissional, mais do que procurar ter uma vida estável financeira, é uma realização pessoal mesmo de, por exemplo, ser o primeiro da minha família a estar fazendo Ensino Superior”, conta o aluno. “Acho que eu posso representar o meu povo, representar amigos que eu sei que não têm oportunidade de fazer faculdade como eu tenho, então isso me mantém sempre no foco”, dedica Luciano.

Luciano dedica sua conquista a seus pais, namorada, amigos e professores | Foto: Leonardo Oliveira/ACOM-UNITAU

Sobre a Bolsa Mérito

Os alunos e alunas contemplados(as) com a Bolsa Mérito, além de participarem da cerimônia, recebem um desconto de 30% na mensalidade do curso no semestre seguinte. Para isso, são analisados a média global, que precisa ser maior que 9,0, a frequência em aula, com no mínimo 75%, e estar adimplente.

Neste semestre, os(as) alunos(as) premiados(as) receberam, ainda, um ‘voucher’ que dá acesso às aulas inaugurais dos de Pós-Graduação da UNITAU e uma mentoria com professores dos programas de Mestrado e Doutorado da Universidade. Os estudantes foram presenteados também com uma muda de árvore do Departamento de Ciências Agrárias, como forma de simbolizar a semeadura na graduação e a colheita farta em seu futuro profissional.

Compromisso com o ensino. Universidade do Futuro, UNITAU
Bia Sanas Zamboni