A corrida UNITAU reuniu atletas de todas as idades em uma manhã dedicada à saúde e ao lazer no Sedes em Taubaté | Welington Zaina

Corrida UNITAU leva esporte e qualidade de vida à população

Link curto: https://unitau.me/42FhM0d

27/03/2023 21h12 ⋅ Atualizada em 28/03/2023 16h18

Extensão, PREX, Corrida UNITAU, Qualidade de vida, Saúde

Mais de mil pessoas, entre atletas, familiares, grupos de assessorias esportivas e público em geral estiveram presentes no domingo (26) no parque do Sedes, em Taubaté, para uma manhã dedicada à saúde, lazer e qualidade de vida com a primeira edição da Corrida UNITAU.

A competição, com distância de 7km, integra o calendário de ações do projeto UNITAU na sua vida para 2023 e também contou com a oferta de atendimentos das ligas acadêmicas da Medicina, de estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia,  Nutrição e Odontologia, monitorados pelos professores. O Fundo Social de Solidariedade de Taubaté (Fussta) também foi beneficiado com a doação de alimentos não perecíveis arrecadados entre os inscritos na corrida.

Alimentos arrecadados para o Fussta | Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

O comerciante Márcio Henrique Anselmo formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté em 2001 e participou da corrida. “Uma amiga minha na academia me falou que ia ter essa corrida, aí nós ‘corremos’ para nos inscrever e estamos aqui hoje. Sou apaixonado pela UNITAU, uma das melhores universidades. Estar aqui para mim é ver o meu próprio passado. Eu me sinto quase um master e vendo vocês aqui, alunos novos é muito empolgante.”

Entre os alunos, Aline Rosa, do 7° período de Enfermagem, destacou a oportunidade de aprendizado proporcionada pelo atendimento ao público. “Acho que você aprender e  não poder demonstrar aquilo que você aprendeu não é válido para nada. Agora você está aqui, vendo que as pessoas confiam no que você está fazendo, que está perto, junto com elas, é gratificante. Estamos aqui aferindo pressão, dando massagem em alguns locais e, se precisar de curativos, também estamos fazendo.”

Formada em Educação Física pela UNITAU, a assessora esportiva Juliana Moreira levou a sua mãe Marinalva Moreira para participar da corrida. “Eu estou tentando inserir ela (mãe) nas corridas. Foi a segunda corrida que a gente correu juntas. Para ela não desanimar, porque eu corro mais rápido, eu vou e depois volto para buscá-la. É um evento que está superando todos os outros em questão de organização, um percurso inovador, nota dez para tudo. Nos próximos eventos podem contar comigo e com minha assessoria, vocês estão de parabéns.”

Atletas durante a primeira edição da Corrida UNITAU | João Rangel - ACOM/UNITAU

A corrida UNITAU também foi um sucesso entre os funcionários. O chefe do serviço de Obras da Universidade, Marco Antônio Lopes do Rosário, fez sua estreia no mundo da corrida.

“Quando eu fiquei sabendo que a Universidade ia fazer essa corrida, logo procurei me inscrever para poder participar. É um evento assim que eu acho muito bacana. A Universidade pra mim já é uma família. Além de eu trabalhar na Universidade, poder participar de todas as atividades de Universidade já é um orgulho pra mim. Hoje é a primeira vez que eu participo de uma corrida. Costumo jogar um futebolzinho, mas correr mesmo hoje foi a primeira vez. Gostei e quero continuar.”

A Pró-Reitora de Extensão da UNITAU, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, agradeceu a participação do público e os apoios que permitiram a realização do evento. “Vimos nesse domingo o poder que a extensão promove na vida das pessoas. A corrida e as atividades realizadas aqui no Sedes colaboraram para a melhoria da qualidade de vida e levaram acolhimento aos participantes. Agradeço o empenho de nossos parceiros e de todos os professores, alunos e funcionários que se dedicaram a fazer dessa corrida um sucesso.”

Atendimento aos atletas por alunos da Fisioterapia | Jaíne Monteiro - ACOM/UNITAU

Para a Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, a corrida deve entrar no calendário anual de atividades, em alinhamento ao planejamento estratégico da gestão 2022/2026, que incorpora à qualidade de ensino temas como sustentabilidade, inovação, responsabilidade social e diálogo. “Buscamos um esforço integrado para uma construção coletiva da Universidade do Futuro. A UNITAU está na vida das pessoas e mostramos, com o evento desse domingo, uma Universidade vibrante e que tem a transformação social como prioridade.”

Imagens da corrida UNITAU e das atividades realizadas no Sedes estarão disponíveis para visualização e download no Flickr.