Com a melhoria, a Clínica de Fisioterapia poderá atender 160 pacientes semanalmente (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM)

Revitalização de piscina marca 20 anos da Clínica de Fisioterapia da UNITAU

Link curto: https://unitau.me/3lFNmKw

24/03/2023 19h03

Fisioterapia, Saúde, Cuidados

A Clínica de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU) completa 20 anos de atividades em 2023 com a revitalização da piscina terapêutica e a volta dos atendimentos de hidroterapia à comunidade.

Com a recuperação do espaço, a expectativa é de que a triagem de novos pacientes tenha início ao final de março. Com isso, o número de atendimentos semanais proporcionado pela clínica deve passar de 100 para 160. “Para a comunidade como um todo vai ser uma possibilidade de um recurso que é muito escasso não só na cidade, mas no Estado de São Paulo. É extremamente positivo termos uma piscina terapêutica onde conseguimos oferecer atendimento de hidroterapia para a população”, destaca o coordenador da Clínica de Fisioterapia da UNITAU, o Prof. Esp. Cesar Antonio Pinto.

Além dos ganhos para a população, a ação impacta também a área pedagógica, uma vez que o local é utilizado pelos alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física.

A diretora do Departamento de Fisioterapia da UNITAU, Profa. Ma. Daniela Machado Faria Paes de Barros, destaca os ganhos para a formação acadêmica. “Com essa reestruturação da piscina, a nossa clínica oferta mais uma área de prática fisioterapêutica para o nosso aluno. O universitário que tem a teoria de hidroterapia poderá vir para também ter a prática e sentir a aplicação das propriedades da piscina sobre o indivíduo. Assim, o aluno vivencia e aplica o que aprendeu e pode até mesmo acompanhar a evolução do paciente”, analisa.

Clinica de Fisioterapia UNITAUClínica passa a contar com um guindaste que auxiliará pessoas com dificuldade de locomoção (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

A aluna do sétimo semestre de Fisioterapia, Jamile Oliveira Piorini, afirma que que estava ansiosa para a inauguração da piscina e já pensa na aplicação da hidroterapia em um paciente. “Exercícios em solo são bons, mas às vezes também precisa da água para melhorar o movimento. A gente sonhou sempre com a piscina e é uma tremenda felicidade”, finaliza.

Foram investidos cerca de R$ 320 mil na revitalização da piscina. As melhorias contemplam readequação da arquitetura,correção de vazamentos, aquecedor e adequação dos equipamentos da casa de máquinas. Também foram instalados equipamentos para garantir acessibilidade aos pacientes, como barras em todo o espaço, rampa e um guindaste para ajudar quem tem dificuldades de locomoção.

A Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Nara Fortes Perondi, destacou a importância do atendimento fisioterapêutico disponibilizado para a população por meio da clínica. “O município que tem uma Universidade é diferenciado. Esse movimento de estar à disposição do munícipe e as práticas desenvolvidas modificam a realidade, melhoram a qualidade de vida de todos. A educação é transformadora”, ressalta.

Sobre a Clínica de Fisioterapia

Inaugurada em 2003, a Clínica de Fisioterapia da UNITAU tem como proposta proporcionar aos universitários a complementação no processo de ensino-aprendizagem por meio da prática clínica supervisionada por professores. As ações iniciam no último do curso e os estudantes passam pelas Práticas Fisioterapeutas Supervisionadas (PFSs). Somente em 2022, a clínica de fisioterapia realizou mais de 5,4 mil atendimentos entre: Pediatria, Neurologia, Ortopedia e Esporte, Cardiorrespiratória, Gerontologia, Saúde da Mulher e Saúde Coletiva.

A Clínica de Fisioterapia da UNITAU está localizada na rua Marechal Arthur da Costa e Silva, 1055, Centro – Taubaté.