Evento ocorre entre os dias 23 e 24 de mar?o (Foto: Leonardo Oliveira/ACOM UNITAU)

UNITAU promoverá 1º Encontro Perspectivas da paisagem no Vale do Paraíba

Link curto: https://unitau.me/3lwCWg9

21/03/2023 17h30

Universidade do futuro, Arquitetura, ODS ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°4, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá nos dias 23 e 24 de março o “1° Encontro Perspectivas da paisagem no Vale do Paraíba’’. O objetivo da ação é ressaltar a importância da relação entre as atitudes da sociedade e o meio ambiente.

O evento contará com as presenças de professores e arquitetos paisagistas que abordarão a importância da paisagem e do meio ambiente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVale). O encontro acontecerá no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e será aberto para toda a comunidade acadêmica e externa, além de autoridades públicas. Para participar, é necessário fazer a inscrição gratuita neste link.

O cronograma do evento tem diversos atrativos. No dia 23 de março, a partir das 16h haverá a palestra: “Cursos d’água no meio urbano’’ com a Profa. Ma. Maria Cecília Barbieri Gorsky e logo após “Vernissagem: Planejando o Vale” com o Prof.Me. Plínio Toledo Piza. No dia 24 de março, as atividades começarão a partir 15h com uma mesa redonda: “Ocupação e transformação da paisagem do Vale do Paraíba’’ com o Prof.Me. Plínio Toledo Piza e Arq. Me. Luciano Chalita. Logo em seguida, acontecerá uma roda de conversa sobre o cenário atual da profissão de paisagista no Vale do Paraíba.

O encontro busca apresentar relevância do conhecimento sobre as paisagens do RMVale e refletir sobre como as cidades podem conciliar seus projetos e ações sem impacto ao meio ambiente.

Uma das responsáveis pela iniciativa, Profa. Ma .Juliana da Camara Abitante falou sobre como surgiu a proposta de promover essa iniciativa. “O evento surgiu da necessidade de ampliar para profissionais liberais, instituições públicas, comércio, indústria, estudantes e sociedade civil em geral assuntos que são de extrema importância para o desenvolvimento da paisagem nas cidades e na região’’, ressalta.

A Profa. Juliana também relata como esse encontro é importante para a comunidade “O evento trará luz a problemáticas que muitas vezes são negligenciadas nas ações e atitudes que tomamos no cotidiano. Além de ser uma oportunidade única para conhecermos melhor nossas cidades, nossa

região e nossa paisagem para que possamos agir da forma mais adequada

na melhoria de nosso ambiente’’, finaliza.

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo está localizado na Praça Félix Guisard, 120 - Centro, Taubaté – SP. Mais informações podem ser obtidas presencialmente no local ou pelo Núcleo de Paisagismo.

LETÍCIA BOTAN