Estudantes da UNITAU já podem se inscrever para o Projeto Rondon 2023 | Foto: Wendry Paixão/Arquivo Pessoal

UNITAU abre inscrições para o Projeto Rondon 2023

Link curto: https://unitau.me/40cvdCE

17/03/2023 19h23 ⋅ Atualizada em 21/03/2023 15h35

Oportunidade, ALUNO, Projeto Rondon, Projeto de Extensão

 

Estar na Universidade de Taubaté (UNITAU) vai além de estar em sala de aula. Unindo o ensino de qualidade, com a pesquisa e a extensão, quem escolhe fazer UNITAU escolhe fazer diferente. Aliamos a teoria, a prática e a formação humanizada a partir de experiências únicas e uma delas é o Projeto Rondon, que está com inscrições abertas até 31 de março.

A oportunidade para atuar no projeto de extensão é direcionada para alunos e alunas dos cursos de graduação presencial da Universidade de Taubaté (UNITAU) e os(as) interessados(as) devem preencher o cadastro com informações pessoais, de saúde e uma breve apresentação. O processo seletivo é conduzido por quatro fases e os(as) aprovados(as) farão parte da comitiva da UNITAU que embarcará para a cidade de Alto Alegre dos Parecis, em Rondônia, pela operação “Sentinelas Avançadas”. As ações sociais que a Universidade participará por meio do Projeto Rondon acontecerão entre os dias 6 e 23 de julho e compõem o “conjunto A”, com atividades relacionadas a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde para a comunidade local. “É um grupo multidisciplinar, que abrange todas as áreas do conhecimento. Assim, um aluno de Letras, por exemplo, quando selecionado, não aplicará oficinas somente voltadas à Educação durante a operação. É uma enorme oportunidade interdisciplinar e multidisciplinar, tendo a oportunidade de conviver, inclusive, com estudantes de outra instituição, pois em cada operação vão duas universidades”, comenta a Profa. Dra. Amanda Romão Paiva, coordenadora do Projeto Rondon na Universidade de Taubaté, por meio da Pró-reitoria de Extensão.

Isso significa a interação e a troca de experiências entre o grupo e a comunidade, mas também entre os próprios estudantes, que poderão aprender e ensinar sobre áreas diferentes. “Particularmente, acredito que esta seja uma das maiores e melhores experiências extensionistas atuais, porque além de estar em uma comunidade é uma enorme oportunidade de troca de experiências, tanto no aspecto pessoal quanto acadêmico”, completa a professora, que destaca, ainda, que o(a) aluno(a) deve entender que a premissa principal do Projeto Rondon é o intercâmbio cultural. “O intuito não é a gente ensinar algo para essa população, é justamente a troca de experiências. Não é uma ação assistencialista, é uma ação de formação de multiplicadores de conhecimento. A gente pode dar assistência em alguns aspectos, mas o objetivo maior é que a gente plante sementes de tal forma com que a comunidade possa dar continuidade ao que a gente começou”, pontua.


Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa com Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Em 2022, dois grupos representaram a UNITAU no Projeto Rondon, com missões em Grão Mogol, em Minas Gerais, e em Calçoene, no Amapá.

A ex-aluna de Arquitetura, Bruna Fernanda Nunes do Couto, esteve no grupo de Minas Gerais no ano passado e suas principais atividades foram sobre acesso ao Ensino Superior com estudantes do Ensino Médio, com dinâmicas voltadas às formas de ingresso na graduação, bem como ações compartilhadas sobre educação sexual. Cultura e turismo sustentável também foram temas de uma oficina com gestores públicos municipais de Calçoene, fruto de um trabalho acadêmico. “É muito importante o aluno ser multidisciplinar. Eu sempre participava de muitas coisas, com oficinas, visitas técnicas, apoio e organização”, conta. “Foi a melhor experiência que eu poderia ter na Universidade. Sempre fui uma aluna muito engajada, participei de muitos projetos de extensão, aproveitei ao máximo os cinco anos da minha graduação, mas o Projeto Rondon foi o mais enriquecedor”, relata Bruna. “Foi muito gratificante para mim, como aluna, poder entender que todos os conhecimentos adquiridos me deixaram pronta para ser profissional, como um todo. Como pessoa, foi muito enriquecedor. Se confrontar com uma realidade diferente, nas paisagens, pessoas, costumes… Tudo isso foi muito enriquecedor”, relembra a ex-rondonista.

Os projetos de extensão levam a UNITAU para além dos muros da Universidade, prestando um serviço para a comunidade e fomentando as diferentes vivências possíveis no ambiente universitário para os alunos e alunas extensionistas. Além do Projeto Rondon, a Universidade também promove diversas outras oportunidades por meio dos projetos de extensão. Conheça os projetos e cursos de extensão aqui.


Compromisso com a comunidade. Universidade do Futuro, UNITAU.

ACOM/UNITAU