Link curto: https://unitau.me/42bxGPz
14/03/2023 21h29 ⋅ Atualizada em 14/11/2024 01h30
“Eu espero conseguir colocar em prática os aprendizados da graduação e ajudar os professores, as crianças e os futuros cidadãos aqui do município”, afirma Denis Giovane de Oliveira, estudante do 7º período de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU).
“Você acredita que tem estudante que nunca foi a um museu? Tem gente que passa toda a vida sem saber que em Taubaté há pelo menos 10 museus com entrada gratuita”, comenta Eliane Dias de Moraes Paparelli, aluna do 5º período de Letras da UNITAU.
“Fui bolsista e agora voltei como voluntária. A gente (no projeto de extensão) aprende a falar com a criança, a estar no lugar delas e nós vemos muita gente diferente. Acredito que mudou minha forma de comunicar”, destaca Fernanda Silveira da Costa Sendretti, formada em Nutrição pela Universidade.
Esses três relatos de alunos da UNITAU e de uma profissional já formada têm em comum o amor pela educação, a vontade de ser um agente de transformação e de sempre buscar o desenvolvimento profissional.
Denis, Eliane e Fernanda são três dos mais de 100 bolsistas e voluntários que participaram na última semana de um encontro promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNITAU. O encontro serviu para transmitir ao grupo as primeiras orientações para as atividades que serão desempenhadas por eles como bolsistas no ensino integral nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Por meio de um convênio firmado com a prefeitura, a UNITAU contribui com a realização de ações educativas em diversas áreas do conhecimento por meio de projetos de extensão aplicados nas escolas por acadêmicos bolsistas e voluntários, sob a coordenação de professores.
Para Denis, integrante do projeto “Controle ambiental e prevenção de doenças na infância”, a possibilidade de contribuir para um futuro melhor para as pessoas e para o município é um motivo de celebração.
“Eu sempre me identifiquei com a proposta do projeto e com os temas que são tratados, no caso, doenças na infância. Eu espero conseguir agregar à comunidade.”
Eliane participa do projeto de extensão “Educação Patrimonial”. “O projeto é maravilhoso! As crianças não têm conhecimento sobre o conceito e a importância de patrimônio. Na educação patrimonial, a gente mostra para eles que o seu primeiro patrimônio é o seu nome.”
A evolução pessoal também é uma importante conquista dos acadêmicos ao aplicarem os projetos.
A egressa Fernanda decidiu retornar à UNITAU para dar sequência ao projeto “Comida contada”, dessa vez como voluntária. “Eu já participava do projeto desde 2020, me formei e quis continuar. Estou muito animada! Eu adoro crianças e adoro estar no ambiente escolar. Estou com muita saudade!”, relata a nutricionista.
A seleção de bolsistas para os projetos de extensão da UNITAU é realizada pelos coordenadores, dentro dos cursos relacionados à temática e de acordo com o número de vagas disponíveis em cada iniciativa. Para mais informações, os alunos interessados devem entrar em contato com os diretores e com os coordenadores dos departamentos. Mais informações sobre os projetos também podem ser obtidas aqui.
Ana Patrícia Marinho e Letícia Botan - ACOM/UNITAU
- Departamento de Fisioterapia da UNITAU inicia nova fase com continuidade na gestão
- Universitários representam a UNITAU em operações no Sul de Minas Gerais pelo Projeto Rondon
- Com inscrições abertas, Bolsa Aprimoramento Técnico oferece passaporte para aprendizado em 2025
- UNITAU participa das operações 'Sul de Minas' do Projeto Rondon
- Clínica Veterinária UNITAU: pets de universitários e de servidores terão prioridade no atendimento