Bolsistas e voluntários presentes no encontro promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNITAU | Leonardo Oliveira - ACOM/UNITAU

Bolsistas e voluntários da UNITAU levam projetos de extensão para o ensino integral de Taubaté

Link curto: https://unitau.me/42v1O8S

14/03/2023 21h29

Bolsa de estudo, Extensão, UNITAU, Aluno

“Eu espero conseguir colocar em prática os aprendizados da graduação e ajudar os professores, as crianças e os futuros cidadãos aqui do município”, afirma Denis Giovane de Oliveira, estudante do 7º período de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU).

“Você acredita que tem estudante que nunca foi a um museu? Tem gente que passa  toda a vida sem saber que em Taubaté há pelo menos 10 museus com entrada gratuita”, comenta Eliane Dias de Moraes Paparelli, aluna do 5º período de Letras da UNITAU.

“Fui bolsista e agora   voltei   como   voluntária.   A   gente (no projeto de extensão) aprende a falar com a criança, a estar no lugar delas e nós vemos muita gente diferente. Acredito que mudou minha forma de comunicar”, destaca Fernanda Silveira da Costa Sendretti, formada em Nutrição pela Universidade.

Esses   três   relatos   de   alunos   da  UNITAU   e   de   uma profissional já formada têm em comum o amor pela educação, a vontade de ser um agente de transformação e de sempre buscar o desenvolvimento profissional.

Denis,   Eliane   e   Fernanda   são   três   dos   mais   de   100   bolsistas   e   voluntários   que participaram   na   última   semana   de   um   encontro   promovido   pela   Pró-Reitoria   de Extensão   da   UNITAU.   O   encontro   serviu   para   transmitir   ao   grupo   as   primeiras orientações para as atividades que serão desempenhadas por eles como bolsistas no ensino integral nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Por meio de um convênio firmado com a prefeitura, a UNITAU contribui com a realização de ações educativas em diversas áreas do conhecimento por meio de projetos de extensão aplicados nas escolas por acadêmicos bolsistas e voluntários, sob a coordenação de professores.

Para Denis, integrante do projeto “Controle ambiental e prevenção de doenças na infância”, a possibilidade de contribuir para um futuro melhor para as pessoas e para o município é um motivo de celebração.
“Eu sempre me identifiquei com a proposta do projeto e com os temas que são tratados, no caso, doenças na infância. Eu espero conseguir agregar à comunidade.”

Eliane participa do projeto de extensão “Educação  Patrimonial”.   “O   projeto   é   maravilhoso!   As   crianças   não   têm conhecimento   sobre   o   conceito   e   a   importância   de   patrimônio.   Na   educação patrimonial, a gente mostra para eles que o seu primeiro patrimônio é o seu nome.”

A   evolução   pessoal   também   é   uma   importante   conquista   dos   acadêmicos   ao aplicarem os projetos.

A egressa Fernanda decidiu retornar à UNITAU para dar sequência ao projeto “Comida contada”, dessa vez como voluntária. “Eu já participava do projeto desde 2020, me formei e quis continuar. Estou muito animada! Eu adoro crianças e adoro estar no ambiente escolar. Estou com muita saudade!”, relata a nutricionista.

A seleção de bolsistas para os projetos de extensão da UNITAU é realizada pelos coordenadores, dentro dos cursos relacionados à temática e de acordo com o número de vagas disponíveis em cada iniciativa. Para mais informações, os alunos interessados devem entrar em contato com os diretores e com os coordenadores dos departamentos. Mais informações sobre os projetos também podem ser obtidas aqui.

Ana Patrícia Marinho e Letícia Botan - ACOM/UNITAU