Estudantes da UNITAU promovem eventos para debate sobre equidade de gênero e momentos de autocuidado no Dia Internacional da Mulher | Foto: Leonardo O

Eventos estudantis colocam em pauta o debate sobre equidade de gênero e promovem momentos de autocuidado

Link curto: https://unitau.me/429xvEh

14/03/2023 19h56

Ciências Sociais e Letras, Direito, Enfermagem, Nutrição, Arquitetura, alunos, Evento, Dia Internacional da Mulher, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável N°5, ODS ONU

 

A semana do dia 8 de março, que marca a data símbolo da luta por equidade de gênero e a reflexão sobre as consequências do machismo na nossa sociedade a nível mundial, estudantes dos cursos de graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) mobilizaram-se para levar informação para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa. 

O lançamento do projeto ‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’, fruto da parceria do projeto de extensão universitária da UNITAU com a Polícia Civil, trouxe a oportunidade da vivência além da sala de aula para Ana Júlia Matos Rodrigues, aluna de Direito e extensionista no Observatório da Violência. “Por meio dessa vivência, criei experiências e obtive conhecimentos não só para a minha formação acadêmica, mas também para o meu desenvolvimento pessoal”, conta a estudante. “O projeto ‘Mulheres que Inspiram Outras Mulheres’ me deixou muito feliz, pois tive a honra de participar desde o início de sua criação, quando ainda era só uma ideia. (...) Quando vimos, ele tomou uma proporção que nunca nem imaginamos! Foi incrível ver  a enorme repercussão e tanta gente se voluntariando”, relata a extensionista. 

Alunos e alunas de outros cursos também se uniram para fazer desse momento uma oportunidade de trazer à tona questões referentes ao Dia Internacional da Mulher como forma de conscientização e mudança de atitudes em todos os dias do ano. No Departamento de Arquitetura, os Diretórios Acadêmicos dos cursos de Arquitetura, Nutrição, Estética e Ciências Sociais e Letras prepararam uma programação especial e aberta a toda a comunidade. As mulheres que estiveram no campus puderam participar de intervenções culturais, como a confecção de um grafite, sarau e uma exposição com figuras femininas que fizeram história nas áreas de atuação de cada um dos curso, além de desfrutar de cuidados com a pele no ‘Espaço Estética’. A programação contou, ainda, com rodas de conversa sobre comida e memória e sobre empreendedorismo feminino, além de uma ‘pizzada’ comandada pelos estudantes de Nutrição. “Nós pensamos em unir com os outros Diretórios Acadêmicos para fazermos mais do que fizemos no passado, antes da pandemia, com uma abrangência maior. A gente pensou que seria um movimento interessante, porque toda troca é bem-vinda. Foi muito gratificante”, relata Maria Eduarda Delgado, aluna do 7º semestre de Arquitetura e presidente do Diretório Acadêmico do curso. Já os(as) estudantes de Enfermagem participaram de uma ação na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Taubaté, com atividades de cuidados com a saúde, como aferição de pressão e glicemia e os alunos e alunas do Departamento de Psicologia promoveram e participaram da Jornada da Liga Acadêmica de Psicanálise sobre Feminilidades, no campus Bom Conselho.

“Nessa semana, os alunos atuaram protagonistas em atividades voltadas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa. Para a Universidade, é uma das inúmeras maneiras de valorizar e reconhecer as lutas e as conquistas das mulheres na nossa sociedade e promover, para os próprios alunos(as) e pelos próprios alunos(as), a oportunidade de tornar cada vez mais o espaço universitário aberto para a convivência, para o debate, para a construção de pensamento crítico e, consequentemente, para a formação humanizada  e aplicada às demandas sociais”, comenta a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna. 

Confira as fotos no Flickr da UNITAU.

Compromisso com a comunidade. Universidade do Futuro, UNITAU. 

ACOM/UNITAU