Cine Clube exibe gratuitamente, nesta quarta-feira (15), o filme "Nós" (Foto: Ana Patrícia Marinho/ACOM UNITAU)

UNITAU Cultural garante atividades gratuitas para população taubateana

Link curto: https://unitau.me/3FnLdJT

14/03/2023 18h56 ⋅ Atualizada em 05/05/2023 08h57

UNITAU Cultural, Cine Clube, Cultura

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, nesta quarta-feira, 15 de março, às 17h, no Auditório da Engenharia Civil, a primeira edição do Cine Clube que conta exibição gratuita de longa-mentragens para o público geral. A atividade integra a programação do UNITAU Cultural, iniciativa promovida pela Pró-Reitoria Estudantil.

O Cine Clube Estudantil tem como proposta trazer obras cinematográficas para dentro da Universidade, fortalecendo o cenário cultural. Além de colaborar com a formação integral dos alunos e construir uma relação mais próxima e afetiva entre a instituição e a comunidade acadêmica. A primeira exibição será o filme: “Nós” (2019) dirigido por Jordan Peele e estrelado por Lupita Nyog’o. A obra reúne complexidade, humor e crítica social, abrindo também diferentes possibilidades de reflexões e interpretações. Após o filme, haverá um debate entre o público e Prof. Dr. Ricardo Mendes Mattos do curso de Psicologia da UNITAU, autoridade em Psicologia Social da Arte pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto é resultado da parceria entre a Pró-reitoria Estudantil (PRE) e a Fundação Artística e Cultural da UNITAU (FUNAC). A iniciativa busca expandir o arcabouço cultural da população local. “A proposta do UNITAU Cultural surgiu da necessidade da Universidade promover eventos culturais e incentivar alunos, servidores e a comunidade em geral à participarem de atividades deste gênero, não só da UNITAU mas do entorno dela também, por exemplo, como os museus. Após a Pandemia, a Universidade veio com essa vontade, de se tornar mais próxima das pessoas e de aumentar as relações entre elas. A arte e a cultura promovem isso, fortalecem os vínculos, aumentam a criatividade e o sentimento de pertencimento. É Isso que a Universidade quer fornecer, não só aos alunos, mas aos servidores e a comunidade do município também”, destaca a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues.

A ação visa ainda promover atividades gratuitas ou de baixo custo para que os estudantes e os moradores locais tenham acesso às produções artísticas. “É importante que eles participem desses eventos culturais, que eles possam viver essas experiências nesse estágio da vida deles e consigam ir para museus, teatros e cinemas. Nós ficamos muito preocupados nessa questão do aluno conseguir ir a essas atividades. E então, o desafio também de pensar em eventos como a UNITAU Cultural no Museu, em que nós visitamos museus da região e o aluno conhece a história por trás do prédio”, ressalta a Pró-reitora.

Para este semestre, a equipe responsável programou quatro visitas mensais aos museus da região. Além de quatro sessões de Cine Clube que contarão com exibições itinerantes, percorrendo auditórios de alguns departamentos da Universidade como Bom Conselho e Ciências Jurídicas.

UNITAU Cultural no Museu – Visita Guiada

25/03 – Às 10h – Museu da Imigração Italiana