Departamento de Arquitetura recebe Festival Internacional de Teatro de Sombras

10/03/2023 17h34 ⋅ Atualizada em 13/03/2023 18h12

Teatro, Arquitetura, Cultura

 

Com foco na promoção cultural, o Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebe, nesta sexta-feira, 10 de março, o Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS). A atividade ocorre através de uma parceria entre a Fundação Artística e Cultural da UNITAU (FUNAC) e Governo do Estado de São Paulo.

Nesta sexta-feira, às 19h, o público poderá conferir “SomBRafrica” da Cia Quase Cinema de São Paulo. A obra é inspirada no universo da diáspora africana a partir do poema, Navio Negreiro de Castro Alves. “SomBRafrica” é originária da pesquisa híbrida em que ritmos afros, danças e imagens elaboram a narrativa que explicita a cultura negra na formação do povo brasileiro. A classificação indicativa é livre.

No sábado, 11 de março, a peça apresentada será “Criaturas da Literatura” da Cia Teatro Lumbra do Rio Grande do Sul, a partir das 19h e a entrada é gratuita, a classificação indicativa é para maiores de 10 anos. O espetáculo reúne grandes histórias como: Dom Quixote, Alice no País das Maravilhas e o Pequeno Príncipe. A ação é um convite para o estímulo da curiosidade, além de acolher o lado sensível de cada espectador.

Para o diretor presidente da FUNAC, o Prof. Me. Acácio de Toledo Netto a atividade na área acadêmica propicia a promoção cultural. “Nós temos hoje procurado proporcionar mais arte e cultura no município de Taubaté. Nós entendemos que a arte e a cultura tem um papel social fundamental na formação do cidadão. Você pode melhorar a vida das pessoas, proporcionando entretenimento para elas. E ao mesmo tempo reflexão sobre a sua própria e nesse instante temos a arte como ferramenta de transformação”, destaca.

O FIS tem como objetivo oferecer atividades teatrais, trocas de experiências e intercâmbio sociocultural entre artistas e população local. Nos últimos anos, recebeu mais de 30 companhias nacionais e internacionais. A programação em Taubaté se encerrará neste domingo, 12 de março, às 10h com o Seminário Internacional de Sombras com a Cia Quase Cinema, no Teatro Metrópole.  

ACOM/UNITAU