A Reitora da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, com o vice-presidente Geraldo Alckmin | Abruem

UNITAU integra comitiva de Reitores durante encontros em Brasília

08/03/2023 21h48 ⋅ Atualizada em 09/03/2023 17h01

Reitoria, ABRUEM, Brasília, UNITAU

Uma comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participa, esta semana, de uma série de encontros em Brasília para o fortalecimento das relações institucionais com os ministérios e articulações para ações de cooperação com o governo federal.

Além dos encontros com os ministros, o grupo de reitores também esteve reunido na quarta-feira (8) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

"O vice-presidente nos recebeu muito bem. Ele fez um apanhado sobre todas as iniciativas que estão ocorrendo no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Falou sobre a importância das universidades para a formação de profissionais que serão contratados pelas empresas e ajudarão na recuperação do Brasil. É isso o que quisemos mostrar, que a Abruem pode trabalhar em conjunto com o governo federal e colaborar em todas as áreas: saúde, educação e meio ambiente, por exemplo", afirma a Reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes.

Comitiva da Abruem com a ministra Luciana Santos | Luara Baggi/MCTI

De acordo com a Reitora da UNITAU, que integra a direção da Abruem, a agenda de quarta teve início com a primeira reunião administrativa de 2023. O encontro entre os reitores ocorreu, no período da manhã, na Sala dos Conselhos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI).

“Discutimos as pautas administrativas da Abruem e alguns temas de interesse como a implantação de um programa federal de apoio à curricularização da extensão, além da inserção das universidades em projetos e demais iniciativas do governo”, afirmou Profa. Nara.

As lideranças das Instituições de Ensino Superior também aproveitaram a abertura dos trabalhos de 2023 para detalhar as pautas que serão abordadas durante a 69ª edição do Fórum Nacional de Reitoras e Reitores, que está previsto para ocorrer de 24 a 27 de maio em Rio Verde (GO).

“O tema principal do fórum será Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas IES da Abruem e trataremos como subtema O compromisso social das IES públicas. Discutiremos questões voltadas ao mercado educacional no Brasil, orçamento e planejamento, mitigação da evasão, ciência, tecnologia e inovação”, destacou a Reitora da UNITAU.

A agenda do período da tarde começou às 16h30 com encontros nos gabinetes da ministra Luciana Santos (MCTI) e do ministro Camilo Santana (MEC).

Encontro com o ministro Camilo Santana | Luis Fortes/MEC

"Estivemos no gabinete da ministra Luciana Santos e fomos muito bem recebidas. Houve o compromisso de fazermos parte das políticas do MCTI nas áreas de pesquisa e inovação. Também conversamos com o ministro Camilo Santana sobre a inclusão das Universidades ligadas à Abruem nas políticas e programas do MEC. Estamos em várias regiões do Brasil, principalmente no interior, oferecendo um ensino de qualidade", completou a Reitora da UNITAU.